Portal da Cidade Umuarama

Projeto de Junior Ceranto quer fortalecer o cooperativismo

Publicado em 27/05/2017 às 21:54

Umuarama – Aprovado em primeira votação na sessão ordinária da Câmara Municipal de Umuarama, na última segunda-feira (22), o projeto de lei do vereador Junior Ceranto, institui a política municipal de incentivo ao cooperativismo. O texto traça uma série de diretrizes no sentido de resguardar o trabalho deste formato de produção e geração de riquezas.

Se aprovada em segunda discussão e posteriormente sancionada pelo prefeito, a Lei estabelece, entre outras normativas, que o Poder Executivo atuará de forma a estimular as atividades das cooperativas já existentes no município, assim como também incentivar a implantação de novas aglutinações neste padrão.

Com a Lei, o Município também fica autorizado a promover estudos e pesquisas, eventos, campanhas e orientações, de forma a contribuir com o fortalecimento do cooperativismo no contexto local. No entanto, a regulamentação deste tipo de instituição dependeria de que a mesma seja constituída de acordo com as exigências da Lei Federal nº 5.764/71 e Lei Estadual competente a este assunto.

O vereador Junior Ceranto (PSD) reforça a necessidade do desenvolvimento de estratégias que favoreçam o sistema de produção do cooperativismo, tendo em vista ser esta uma modalidade comprovadamente eficiente em todo o mundo. “Uma sociedade mais igualitária, depende também da união de forças, em vários aspectos e, o cooperativismo, nada mais é do que pessoas trabalhando unidas, por um objetivo comum”, destaca o vereador.

Durante a sessão ordinária em que se discutiu e foi votado o projeto de Ceranto, a diretora superintendente da Cooperativa Sicoob Arenito, Célia Dorigan Matos Furlanetto, falou do sucesso da entidade em Umuarama, fruto de muito empenho e do trabalho coletivo, retratando ainda a história desta importante modalidade de produção, que tem como principal missão a união. 

O cooperativismo é um movimento que se fortalece em todo o mundo por promover o desenvolvimento econômico, sustentável e inclusivo, gerando o bem-estar social dos indivíduos e comunidades onde está presente. A importância da cooperação vem desde os primórdios da história da humanidade, quando os homens precisavam se unir para enfrentar as adversidades naturais, as condições climáticas e lutar por sua sobrevivência e de suas comunidades. Dessa forma, a cooperação se evidencia como mola propulsora da evolução do mundo e das pessoas.

Fonte:

Deixe seu comentário