Portal da Cidade Umuarama

Amor pelo esporte

Aos 73 anos, idosas corredoras dão exemplo de vitalidade nas ruas em Umuarama

As amigas Mercedes e Alice começaram a correr após o incentivo do treinador Roni, que coordenada o projeto Esquadrão da Corrida

Publicado em 19/04/2024 às 16:02
Atualizado em

Aos 73 anos, Mercedes e Alice fizeram da corrida uma grande paixão (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Aos 73 anos, as umuaramenses Mercedes Peron Mazzetto e Alice de Almeida dos Santos esbanjam disposição para atividades físicas. A dupla participa há cinco anos do Esquadrão da Corrida, coordenado pelo treinador Roni Peterson da Silva.

As aposentadas foram convidadas a participarem do projeto pelo próprio Roni, que era preparador físico na academia em que a dupla se exercitava na época. “Não conhecíamos a corrida, mas aos poucos, com o incentivo do treinador, nós fomos evoluindo”, conta Mercedes.

A dupla participa do projeto Esquadrão da Corrida, que democratiza o acesso ao esporte

A evolução é nítida. Além de melhorar a saúde física e mental, as idosas participam de provas em todo o país. A mais recente foi a Maratona da Sanepar, em Cascavel, no último fim de semana, que reuniu mais de dois mil atletas de sete estados brasileiros. As idosas percorreram 15 km na categoria 65+ e conquistaram medalhas de 1º e 2º lugar.

Os ótimos resultados comprovam que todos, sem exceção, podem fazer da corrida um estilo de vida saudável. “Sempre que possível participamos de provas, pois é ali que percebemos a nossa superação, além de ajudar até mesmo no nosso convívio social”, relata Alice.

Mercedes e Alice trouxeram medalhas de 1º e 2º lugar da Maratona da Sanepar

No Esquadrão da Corrida as duas são as mais experientes do grupo e inspiram muitos corredores. “É muito bom ver a nossa superação e saber que inspiramos outras pessoas no esporte. Antigamente eu não corria nem uma quadra, hoje correr faz parte de mim”, relata Mercedes. 

O projeto, que conta atualmente com 170 alunos, tem como objetivo democratizar o acesso e levar a corrida para todos os públicos. Os planos para o futuro são continuar evoluindo. “Já consegui chegar aos 21 km na Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e quero me superar cada vez mais”, finaliza Mercedes.

Fonte:

Deixe seu comentário