Portal da Cidade Umuarama

Tivemos chance

Eleger uma mulher como deputada ainda é uma realidade distante para Umuarama

Nas eleições deste ano, o umuaramense perdeu a oportunidade de alterar uma realidade política impeditiva e ter uma representante em Curitiba

Publicado em 03/10/2022 às 18:15
Atualizado em

Ana Novais que é vereadora por Umuarama foi candidata à deputada estadual pelo União Brasil (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

A conjuntura histórica brasileira insere os homens há mais tempo no universo eleitoral e assim eles tendem a ter seus nomes mais consolidados entre os eleitores, e esse aspecto cultural, impede que a mulher ocupe posição de poder e de tomada de decisões no âmbito político.

Nas eleições deste ano, o umuaramense perdeu a oportunidade de alterar essa circunstância comportamental tendo a possibilidade de levar a vereadora Ana Novais à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, a tornando a primeira mulher a representar o Noroeste na Capital do Estado.

Mas, além de não eleger uma representante feminina que vem realizando um bom trabalho na Câmara Legislativa Municipal, o umuaramense deixou até mesmo de eleger ou reeleger qualquer outro representante local – problema política que se intercala a cada pleito ao cargo estadual.

Candidato à reeleição, Fernando Ernandes Martins, o Delegado Fernando (Republicanos), não irá para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa do Paraná. Com 23.223 votos, Martins ficou de fora da lista dos deputados estaduais eleitos nas eleições de 2022.

Neste domingo (2), Ana Novais recebeu 10.913 e agradeceu. “Fizemos uma campanha pautada no diálogo, no olho no olho, na verdade, na transparência, com propostas e respeito a todos os candidatos. É assim que deve ser uma campanha política!”, disse a vereadora que disputou a vaga pelo União Brasil.

Fonte:

Deixe seu comentário