Portal da Cidade Umuarama

Polêmica

Com sistema prisional precário, Umuarama perde Casa de Custódia

Prefeito Celso Pozzobom lamentou a transferência da Casa de Custódia para Nova Esperança em uma entrevista coletiva

Postado em 01/11/2018 às 11:52 |

"Essa obra não causaria todo esse temor que estão colocando para a comunidade", disse o prefeito (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (1º), o prefeito de Umuarama, Celso Pozzobom, explicou os motivos que levaram a transferência da Casa de Custódia que seria construída em Umuarama para Nova Esperança e, acima de tudo, ele lamentou, já que a infraestrutura do sistema prisional de Umuarama é precária.

Essa obra não causaria todo esse temor que estão colocando para a comunidade (...), seria uma obra segura e bem melhor do que temos hoje e viria a atender as necessidades, temos uma cadeia super lotada (...) temos pessoas que estão na rua com tornozeleira e que deveriam estar presas, isso é uma preocupação nossa, mas não fomos bem entendidos”, comentou o prefeito.

Nesta quarta-feira (31), o município comunicou o Estado de que não teria terreno para a construção da obra, preiteada junto ao Governo Federal pelo deputado federal Osmar Serraglio e, posteriormente direcionado ao Paraná e, por fim, a Umuarama por emenda do deputado estadual Fernando Scanavaca. “Esse era um recurso Federal, então com a demanda de um início de Governo Estadual, o governador não deverá tão cedo tratar novamente deste assunto, não terá recursos”, lamentou Pozzobom.

Sobre o terreno que seria doado para a construção da Casa de Custódia, alvo de toda a discórdia de moradores próximos e que não foi aprovado pela Comissão de Justiça da Câmara de Vereadores, o prefeito informou que ele seria o único disponível pelo Poder Executivo com toda a infraestrutura sanitária e logística. “Infelizmente é uma oportunidade que perdemos, pela segunda vez”, complementou o prefeito se referindo à construção da Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (Peco), que também foi oferecida a Umuarama.

Com a manutenção da Cadeia de Umuarama, a infraestrutura para atendimento à população também fica precário. Segundo o prefeito, com a construção da Casa de Custódia no município, haveria espaço para uma reforma da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama e do Instituto Médico Legal (IML), que na sua opinião tem um atendimento comprometido pela estrutura limitada.

Fonte:

Deixe seu comentário