Portal da Cidade Umuarama

Pauta da Câmara

Aprovado programa para construção de casas para famílias carentes de Umuarama

Vereadores também aprovaram projeto que prevê passe livre aos servidores públicos da área de saúde durante pandemias

Publicado em 30/08/2021 às 16:41
Atualizado em

Programa Municipal “Casa Feliz” autoriza a reforma ou construção de residências em terrenos pertencentes a famílias de baixa renda (Foto: AEN/Ilustrativa)

A pauta da sessão ordinária desta segunda-feira (30) teve cinco projetos para deliberação dos vereadores, todos eles aprovados por unanimidade: um em segunda discussão e votação e os outros quatro em primeira apreciação na Casa Legislativa. 

Em segundo turno, o Projeto de Lei 32/2021, de autoria do vereador Mateus Barreto, se volta à implantação de sistema de visita hospitalar virtual, para pacientes internados nas entidades de atendimento em saúde, garantindo assim contato direto com familiares por meio de aplicativos dotados de áudio e vídeo em chamadas.

O segundo texto em pauta, Projeto de Lei Ordinária (L) 35/2021, é do vereador Sorrisal e propõe que o Poder Executivo Municipal a conceda o direito de passe livre no transporte coletivo municipal aos servidores públicos profissionais da área de saúde durante o período de decretação de emergência por ocasião de pandemias como a influenza por H1N1, coronavírus e similares.

Seriam contemplados profissionais das áreas de: serviço social; biologia; biomedicina; educação física; enfermagem; farmácia; fisioterapia e terapia ocupacional; fonoaudiologia; medicina; medicina veterinária; nutrição; odontologia; psicologia; técnicos em radiologia. Também se destina à, funcionários em geral das unidades de saúde do Município, devidamente identificados com crachá.

Conforme o projeto, os profissionais teriam acesso ao passe livre benefício mediante apresentação da carteira funcional. Por sua vez, as despesas geradas com a execução correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, podendo ser suplementadas.

Do vereador Pé Duro, o Projeto de Lei Ordinária 38/2021 prevê a instituição do Programa Municipal “Casa Feliz”, o qual autoriza a reforma ou construção de residências em terrenos pertencentes a famílias de baixa renda, cuja renda familiar seja de no máximo três salários mínimos e que possuam apenas um imóvel, de no máximo 70 m.², ou um terreno para construção de sua casa própria.

Os outros dois projetos votados foram de decretos legislativos denominando vias públicas. O de número 010/2021 tem como autor o vereador Ronaldo Cardoso, enquanto o 021/2021 é assinado pelo vereador Fernando Galmassi.

Fonte:

Deixe seu comentário