Portal da Cidade Umuarama

Indicativo

Vereador sugere que verba devolvida seja utilizada em vacina contra meningite B

Custeio da vacina viria do recurso que a Câmara Municipal devolve todo ano para a Prefeitura de Umuarama

Publicado em 06/03/2019 às 23:40

Existem três vacinas contra meningite meningocócica no país, mas apenas a contra a C está disponível pelo SUS (Foto: Divulgação)

Na tarde desta quinta-feira (7), o vereador Mateus Barreto (PPS) informou que assinou um indicativo ao prefeito Celso Pozzobom em que solicita que a vacina para meningite B seja disponibilizada pela rede pública municipal de saúde, e que seja utilizada a verba que a Câmara Municipal devolve à Prefeitura para custeá-la.

“Nos últimos dias temos acompanhado notícias tristes sobre morte de crianças e adolescentes vítimas da meningite meningocócica B, que é a mais agressiva delas. Em razão de não ser disponibilizada pelo SUS e de ter custo consideravelmente elevado, poucas crianças receberam a vacina”, disse o legislador. 

Existem três vacinas contra meningite meningocócica no país, mas apenas a contra a meningite meningocócica C, a mais frequente entre as meningites bacterianas, responsável por 60% dos casos, segundo o Ministério da Saúde, está disponível pelo SUS.

Essa vacina é oferecida em postos de saúde de todo o Brasil a crianças com até 5 anos ou acima, caso apresente situação de risco, como a imunodepressão. As demais devem recorrer a clínicas particulares. O preço médio é de R$ 300 a dose.

Fonte:

Deixe seu comentário