Portal da Cidade Umuarama

Calendário

Projeto que cria Semana da Adoção em Umuarama é aprovado pelos vereadores

Repleta de emoção, a sessão contou com o depoimento de pessoas que adotaram e que expressaram seu contentamento com o ato

Postado em 14/05/2019 às 11:43 |

Texto de projeto especifica medidas que estimulam ações de incentivo à adoção (Foto: Câmara Municipal de Umuarama)

Dentre as onze matérias na pauta da sessão ordinária dessa segunda-feira (13) estava o Projeto de Lei 32/2019, que inclui no Calendário Oficial do Município a Semana Municipal de Adoção. A proposição, aprovada por unanimidade em primeira discussão, é assinada pelo presidente da Câmara, vereador Noel do Pão, juntamente com a vice-presidente, vereadora Ana Novais e os vereadores, Jones Vivi, Mateus Barreto e Deybson Bitencourt.  

O texto especifica ainda que além de empreender medidas que estimulam ações de incentivo à adoção, o Município deve adotar outros procedimentos que levem à reflexão sobre as condições de vida de crianças e adolescentes, ficando o Poder Executivo autorizado a estabelecer parcerias com iniciativas governamentais e não-governamentais, a fim de fortalecer a legalidade e celeridade das ações, para que a adoção possa ser vista como uma possibilidade real de vida familiar.

Repleta de emoção, a sessão contou com o depoimento de pessoas que adotaram e que expressaram seu contentamento com o ato. Dentre os pronunciamentos, o do casal Daniela Comparezi Kohatsu e Douglas Kohatsu, que recentemente esteve no Caldeirão do Huck, por conta da sua história de superação e amor. Eles adotaram cinco filhos, todos irmãos biológicos, e usaram a tribuna livre do Legislativo Municipal para relatar sua experiência. 

Daniela Comparezi Kohatsu e Douglas Kohatsu, que recentemente esteve no Caldeirão do Huck, por conta da sua história de superação e amor

Também fez uso da palavra à psicóloga Ivete Uliana, do Tribunal de Justiça de Umuarama, que abordou o assunto adoção, assim como fatores emocionais que envolvem este processo.  Outra ocupante da Tribuna foi à servidora da Câmara Municipal de Umuarama, Silvana de Oliveira Bigunas, que há cinco anos adotou Maria Eduarda e Maria Gabriela, que mesmo não sendo irmãs biológicas se tornaram grandes amigas e irmãs de fato, mudando por completo a vida de Silvana e de seu esposo, Sérgio Luiz Bigunas. “E ainda queremos adotar mais um filho”, destacou. 

A mãe da vereadora Ana Novais, Idneis Novais dos Santos, também é mãe adotiva de Gabriela, tendo sofrido diversas intempéries até conseguir a guarda da filha. Emocionada, Idneis também emocionou a filha Ana Novais, que como uma das autoras do projeto, faz questão de salientar a relevância do projeto para o contexto social umuaramense. 

A mãe da vereadora Ana Novais, Idneis Novais dos Santos, também é mãe adotiva

Durante a semana passada, Ana Novais, que também é vice-presidente da Câmara Municipal de Umuarama, esteve em visita à diversas entidades de Umuarama juntamente com o presidente da Casa, vereador Noel do Pão. Eles formalizaram o convite para que os mesmos participassem da sessão, acompanhando assim um importante marco na história social de Umuarama.

Fonte:

Deixe seu comentário

Mais Lidas