Portal da Cidade Umuarama

Polêmica

População se une a garis contra aprovação de projeto na Câmara

Garis prometem parar caso seja alterada a carga horária e nomenclatura da categoria

Publicado em 14/12/2017 às 06:29

Encontro entre sindicato e servidores públicos na manhã desta quinta-feira (14) no pátio da Prefeitura de Umuarama (Foto: Sispumu)

Logo após alguns garis discutirem e desaprovarem durante encontro com vereadores, na tarde desta quarta-feira (13), na Câmara Municipal de Umuarama, a alteração da carga horária e nomenclatura da categoria, a população se manifestou também contrária à proposta. 

Além de declarações favoráveis ao servidores municipais, está havendo também a convocação da população para ida até a sessão extraordinária desta quinta-feira (14), às 18h. Nela, em segunda discussão e votação, os vereadores podem aprovar a mudança da nomenclatura de gari coletor para apenas gari, e a carga horária destes trabalhadores de 36 para 40 horas.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Umuarama (Sispumu), José Donisete Galieta, as duas alterações têm o propósito de evitar a contratação de novos funcionários para o setor. A mudança na nomenclatura possibilita que os garis trabalhem em outras funções de limpeza após o serviço coletor, fato apoiado com a extensão da carga horária e, ainda, sem aumento salarial.

“Hoje pela manhã [nesta quinta-feira,14] nos reunimos com o restando dos servidores no pátio da Prefeitura convocando-os para a sessão desta tarde. Existe sim o desejo dos garis de parar caso o texto do Projeto de Lei seja aprovado pelos vereadores”, afirmou o presidente do Sispumu.

Fonte:

Deixe seu comentário