Portal da Cidade Umuarama

Integração

Jogo de vôlei adaptado movimenta idosos atendidos pelo centro de convivência

O objetivo é promover qualidade de vida por meio do esporte, valorizar a troca de experiências e a construção de novas amizades

Publicado em 28/10/2022 às 08:15
Atualizado em

O vôlei câmbio é um esporte adaptado para pessoas idosas ou com dificuldades físicas e motoras (Foto: Assessoria)

Usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI) da Secretaria Municipal de Assistência Social tiveram uma atividade esportiva diferente nesta quinta-feira, 27. Um grupo de 47 idosos disputou uma competição de vôlei câmbio promovida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) de Umuarama.

Entre as 9h e as 11h20, o evento Sesc Esportivo 60 Mais levou os participantes a se mexerem na quadra. Porém, mais importante que a disputa de pontos e a vitória, a competição serviu para aproximar os participantes, proporcionar momentos de lazer e alegria e movimentar o corpo, já que a atividade física é fundamental para a qualidade de vida.

A coordenadora do SCFVI, psicóloga Débora Cristina da Mata, explicou que a organização foi do Sesc, com coordenação do instrutor Michel Augusto. “Também tivemos um circuito de atividades físicas para os idosos. Ao final recebemos troféus de maior equipe, grupo mais animado, fair play e equipe destaque. Todos os idosos ganharam medalhas de participação. Foi visível a alegria deles, a dedicação, a vontade de vencer e a socialização com os outros grupos”, afirmou.

A vibração a cada ponto também chamou a atenção. “A atividade trouxe protagonismo de vida para os idosos, pois turou eles da rotina doméstica, do isolamento ou da necessidade de cuidadores e familiares, por alguns momentos, uma experiência muito rica de motivação pra vida, para sentirem que são capazes de encarar desafios”, completou Débora

A secretária de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, destacou a integração do atendimento aos idosos. Lembrou os serviços prestados pelo serviço de convivência, as orientações, cursos e também ações esportivas, “tudo isso visando a saúde física e mental dos nossos idosos e a qualidade de vida”, reforçou.

Embora ainda pouco conhecido, o vôlei câmbio – criado no Rio Grande do Sul – tem se expandido pelo país. É um esporte adaptado para pessoas idosas ou com dificuldades físicas e motoras, que utiliza quadra, rede e bola de vôlei. O objetivo é promover qualidade de vida por meio do esporte, valorizar a convivência, a troca de experiências e a construção de novas amizades.

Cada equipe é formada por nove jogadores (do mesmo sexo ou misto) que se movimentam unindo o senso de equipe e de integração sem ser um esporte de impacto. “Eles aprenderam a jogar na hora e ainda assim se divertiram bastante. E a parceria com o Sesc foi fantástica. A atividade encerrou as comemorações o dia do idoso, lembrado em outubro, mas vamos seguir com muitas ações a fim de manter o grupo sempre ativo”, finalizou Débora da Mata.

Fonte:

Deixe seu comentário