Região
Operação Gomorra mira presidente de Câmara por suspeita de crimes sexuais em Xambrê
Investigação surgiu de provas encontradas durante a Operação Res Privata, deflagrada em março deste ano
Publicado em
11/09/2026 às 08:55
Atualizado em
Operação Gomorra apura suspeita de crimes sexuais contra crianças e adolescentes em Xambrê, no Noroeste do Paraná, com ação deflagrada nesta sexta-feira (11) pelo Núcleo de Umuarama do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, em conjunto com a Polícia Civil, por meio da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama. A investigação apura, em tese, crimes de exploração sexual, importunação sexual e produção e armazenamento de material com conteúdo de violência sexual envolvendo menores de idade.
Mandados foram cumpridos em Xambrê
Ao todo, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, dois mandados de busca pessoal e dois mandados de prisão preventiva, todos em Xambrê e expedidos pelo Juízo de Garantias do município. Durante as diligências, uma pessoa foi presa em flagrante por posse ilegal de munições. A ação resultou ainda na apreensão de documentos, anotações e aparelhos celulares, que serão submetidos a perícia e análise ao longo da investigação.
Apuração aponta ao menos dezesseis vítimas
Segundo o Gaeco, as investigações têm origem no encontro fortuito de provas localizadas em material apreendido durante a Operação Res Privata, deflagrada em 4 de março de 2026. A partir desse material, os investigadores identificaram, em tese, a participação do presidente da Câmara Municipal de Xambrê e do secretário municipal de Cultura na prática dos crimes apurados, que teriam atingido ao menos dezesseis vítimas. As informações constam do comunicado oficial divulgado pelo Ministério Público do Paraná sobre a operação.

Investigação segue em andamento
Os nomes envolvidos e o desdobramento das acusações dependem da análise do material apreendido e do andamento do processo no Juízo de Garantias de Xambrê. O Ministério Público do Paraná não informou, até a publicação desta matéria, prazo para conclusão das perícias ou eventual denúncia formal contra os investigados.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Homem é esfaqueado após recusar comprar bebidas e drogas para a companheira em Altônia
11/09/2026 às 08:02
Operação integrada da PM reforça segurança em Pérola, Francisco Alves e Altônia
11/09/2026 às 07:48
Veículo furtado em Umuarama é recuperado pela PM em Goioerê com três suspeitos
11/09/2026 às 07:06
25º BPM alerta para golpes com uso de IA, spoofing e dados de processos judiciais
10/09/2026 às 16:44
Polícia Civil apura sequestro de homem de 68 anos e prende quatro suspeitos em Douradina
10/09/2026 às 14:24
Interdição temporária da ponte Ayrton Senna no próximo dia 22 exige atenção de condutores
10/09/2026 às 13:30