Portal da Cidade Umuarama

Conscientização

Abril Laranja: saiba como denunciar maus-tratos a animais em Umuarama

Um dos casos mais chocantes de agressão à animal registrado neste ano foi de uma cachorra queimada no Parque Industrial

Publicado em 22/04/2024 às 11:14

Uma das agressões que chamou a atenção neste ano em Umuarama foi de um cão queimado vivo (Foto: Colaboração/Portal da Cidade Umuarama)

A campanha Abril Laranja reforça a importância da conscientização da população sobre a crueldade contra os animais, que geralmente ocorre das mais diversas formas, como violência física, criação em ambientes inadequados, falta de alimentação e água.

Somente em Umuarama, de acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, foram registradas pela pasta 118 denúncias de maus-tratos a animais domésticos (cães e gatos) entre os dias 1° de janeiro e 5 de abril deste ano.

Um dos casos mais chocantes de agressão à animal registrado neste ano foi de uma cachorra queimada no Parque Industrial. Existe a suspeita que o cão foi queimado vivo e com as patas amarradas. A Polícia Civil investiga o fato.

Conforme a Lei 9.605/98, quem for preso por maltratar cães ou gatos poderá ter uma pena de 2 a 5 anos de reclusão, além do pagamento de multa, perda da guarda do animal, com aumento da pena em caso de óbito.

O morador de Umuarama pode denunciar o crime de maus-tratos a animais de forma anônima por meio do Disque-denúncia 181, via telefone ou site, ou telefone 197 da Polícia Civil e diretamente à 7ª Subdivisão Policial de Umuarama pelo número (44) 3621-2650.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saúde, Proteção e Bem-Estar Animal também recebe comunicações sobre maus-tratos a animais pelo 156. O órgão também ressalta que a denúncia pode ser feita de forma anônima.

Fonte:

Deixe seu comentário