Portal da Cidade Umuarama

Japs

Umuarama é o campeão do futsal masculino nos Jogos Abertos do Paraná

Disputa na tarde deste domingo (26) foi contra o Campo Mourão

Publicado em 27/11/2017 às 00:42

Umuarama é campeão do futsal masculino da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (Foto: Thaise Oliveira/Seet-PR)

Umuarama e Campo Mourão entraram na quadra do ginásio Lagoão para decidir quem seria o campeão do futsal masculino da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná, divisão A, em Apucarana neste domingo (26). 

Em uma partida de fortes emoções, a decisão foi para as penalidades máximas após as equipes empatarem por 5 a 5, terminando com vitória do time umuaramense. O terceiro lugar ficou com Cascavel que bateu Foz do Iguaçu por 6 a 2. 

Como em toda final, todos já esperavam um jogo difícil e eletrizante. Campo Mourão foi o primeiro a balançar a rede, aos dois minutos, com Maxwell após uma falha defensiva. Em desvantagem, Umuarama foi pra cima e exigiu bastante do goleiro adversário que realizou ótimas intervenções, mas não conseguiu segurar o chute de Guerra que deixou tudo igual logo em seguida. 

No andar da partida, as duas equipes se respeitavam, mas buscavam jogo. Em uma cobrança de escanteio, o jogador campo-mourense recuou para o goleiro Alexandre que se encontrava no meio da quadra e de lá ele arriscou. A bola desviou em Marcelo e morreu no fundo da rede. Na sequência, aos 15 minutos, Alessandro passou por toda a defesa e marcou o terceiro de Campo Mourão. Faltando dois minutos para o intervalo, Alexsandro diminuiu para Umuarama.

Na etapa complementar, os times sabiam que qualquer erro poderia ser fatal. Ambos se fechavam esperando um vacilo do adversário para então arriscar o ataque. Com sete minutos, Gutierre empatou, porém a alegria durou pouco. Minutos depois, Thiago Ivan e Maxwell voltaram a dar a vitória parcial para Campo Mourão, com dois gols de vantagem.

Se parecia que o resultado já estava definido, um minuto depois, Edu deixou o dele e nos momentos finais, Guerra marcou o último gol, levando a decisão para os pênaltis pela quarta vez e deixar todos presentes no ginásio ainda mais nervosos. Nas cobranças, o goleiro João Vitcor de destacou novamente pegando uma cobrança, dando o título da modalidade para a equipe de Umuarama. 

"Decisão é sempre difícil. Começamos mal, tomamos um gol que não poderíamos tomar, mas a equipe foi aguerrida, conseguiu o empate e mais uma vez vencemos nos pênaltis. Fomos merecedores do campeonato e dessa vitória para o título de Umuarama", disse o capitão Augusto. Conseguindo reverter diversos resultados negativos, o camisa 7 acredita que a experiência nesses momentos fez a diferença. "Tem uns meninos novos, mas a maioria é experiente. Muitos já passaram por esse tipo de situação, mas eu como capitão sempre procuro passar um pouco mais de calma, tanto que nas decisões de pênaltis eu venho cobrando primeiro porque fazendo dá uma tranquilidade maior para os que vêm depois", afirmou.

Sobre vencer quatro jogos nas penalidades máximas, o técnico Gaspar vê o resultado como resposta de muito treino. Além disso, falou sobre a maneira de comanda-los durante as partidas. "A gente sempre treina tiros livres e os pênaltis. Foi mérito do goleiro que treinou bastante e dos jogadores que bateram com eficiência. São jogadores experientes com passagens em grandes clubes, então não precisamos ficar gritando o tempo todo. É arrumar uma marcação, uma bola na diagonal, mas eles sabem o que devem fazer na quadra", disse. 

Para o comandante, a conquista do título invicto na fase regional, na divisão B e agora na A dos JAPs neste ano, é resultado de muito trabalho e entrega. "Foi feito um trabalho pensando nos títulos que poderiam vir e essa moçada está de parabéns, pois o comprometimento foi muito grande. Tivemos a infelicidade de sair fora do Paranaense, de cabeça erguida e nos preparamos para a essa competição. O primeiro objetivo era não cair, o segundo era chegar na final. Alguns obstáculos foram criados, mas o grupo foi compacto, fizemos um gol no finalzinho e estão todos de parabéns. Agora vamos conversar com a diretoria para ver o que vão fazer, se vão voltar para a Liga Nacional ou disputar o Paranaense", finalizou.

O terceiro lugar ficou com a equipe de Cascavel após vencer Maringá por 6 a 2 no ginásio Eros Boscardin Torres em Cambira.

Fonte:

Deixe seu comentário