Portal da Cidade Umuarama

ESPORTE

Atleta dá aulas gratuitas de Rugby para crianças do Parque Industrial

Mais de vinte crianças participam do projeto que existe há mais de um ano; no último domingo elas fizeram sua estreia em uma competição

Publicado em 20/12/2018 às 00:45
Atualizado em

Os treinos são descontraídos e muito apreciado pelos adolescentes (Foto: Redes Sociais )

(Foto: Redes Sociais )

(Foto: Redes Sociais )

Apaixonado pelo Rugby desde dos 13 anos, o atleta Luiz Fernando Yamamoto decidiu transmitir sua paixão pelo esporte a crianças e adolescentes, moradores do Parque Industrial. As aulas acontecem desde agosto de 2017, sempre aos sábados no campinho de futebol do bairro. 

“Gostaríamos de dar a oportunidade de conhecer o esporte, norteá-los e dar algo para lhes ocupar a cabeça”, conta Luiz Fernando. Ela relata que a prática do Rugby foi um marco em sua vida: "sempre havia praticado vários esportes, mas o Rugby foi de longe aquele que mais me marcou”. 

Atualmente, as aulas reúnem cerca de 25 adolescentes, de 12 a 16 anos. “Os treinos são bem dinâmicos e animados, a garotada se diverte muito, mas também são dedicados. Além disso, todo treino eu levo sorvete e doces para eles”. 


O professor interage com as crianças do projeto (Foto: Redes Sociais)
Modificando realidades

O atleta vê na prática esportiva uma oportunidade. “Quanto maior a dedicação e disciplina, maiores são as chances de se destacarem. Além disso, em determinadas realidades sociais, as crianças ficam expostas e suscetíveis a se envolverem com a criminalidade, e o esporte, muitas vezes, transforma essas trajetórias”. 


Estreantes

Recentemente Umuarama sediou o 1° Open Try Umuarama – Campeonato de Rugby Sevens, realizado no dia 16 de dezembro, com equipes de todo o Paraná e do Paraguai. Na ocasião, os jovens participantes do projeto tiveram a oportunidade de mostrar o que aprenderam durantes as aulas pela primeira vez. 

“Foi lindo de ver, eles foram o destaque do dia. Mesmo jogando contra oponentes com maior idade e maior tamanho, fizeram do evento um espetáculo, jogaram com raça e levantaram todo o estádio”, se orgulha Luiz Fernando. 


Fonte:

Deixe seu comentário