Portal da Cidade Umuarama

Economia

Umuarama tem alta de 3% na arrecadação de ISS durante a pandemia

A cidade teve aumento na arrecadação do imposto entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2019

Publicado em 24/08/2020 às 22:55

A cidade teve aumento de 3% na arrecadação do imposto entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2019. O valor foi de R$ 11.3 milhões (Foto: Reprodução internet)

Responsável pela retração da economia em todo o mundo, a pandemia do novo coronavírus está deixando marcas negativas na arrecadação dos municípios, principalmente referente ao ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza). Mas em Umuarama, a realidade foi diferente nesse primeiro semestre. A cidade teve aumento de 3% na arrecadação do imposto entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período de 2019. O valor foi de R$ 11.3 milhões. Apesar do crescimento, o número de notas fiscais emitidas caiu 24% no período.

A incerteza do momento também afetou quem estava pensando em abrir um negócio. A queda foi pequena. Houve redução apenas de 1% em novas inscrições municipais entre janeiro e junho deste ano, em relação a 2019. Por outro lado, houve queda no fechamento de estabelecimentos. 159 empresas solicitaram encerramento de inscrições em 2020, ante 894 no primeiro semestre do ano passado. “Apesar de animador, esse número pode não representar a realidade da economia. Muitas empresas podem estar esperando o retorno pleno das atividades para contarem os prejuízos”, diz Luiz Alberto Rodrigues, CEO da Eicon. De janeiro a junho de 2020 foram abertas 843 empresas. No mesmo período, mas em 2019 foram abertas 852 novas empresas em Umuarama.

Redução de emissão de notas fiscais, mas junho mostra recuperação

A crise gerada pela pandemia também é percebida na quantidade de notas fiscais eletrônicas de serviços emitidas. O montante chegou a 278 mil, uma retração de 24% em comparação com 2019. No semestre, as quedas mais acentuadas foram nos meses de abril e maio, em junho já é percebida uma melhora, indicando o início de uma retomada econômica. O mês com o maior número de emissão de notas no primeiro semestre de 2020 foi janeiro, alcançando mais de 52 mil, antes da pandemia do novo coronavírus.

Sobre a Eicon

A Eicon Inteligência em Controles é pioneira e referência no Brasil no desenvolvimento de soluções de gestão para administração pública. Com 36 anos de atuação, a empresa está presente em mais 80 municípios brasileiros, apoiando e atendendo as necessidades de gestores nas áreas de educação, saúde, tributária e administrativa, com soluções de tecnologia que vão além da informatização, trazendo inteligência, conhecimento, controle e monitoramento para a gestão pública.

Fonte:

Deixe seu comentário