Portal da Cidade Umuarama

CAPACITAÇÃO

Mais 110 trabalhadores recebem qualificação em cursos gratuitos da Prefeitura

Os cursos foram oferecidos por meio de uma parceria com o Senac

Publicado em 05/12/2018 às 06:17

(Foto: Tiago Boeing/ PMU)

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo de Umuarama encerrou mais quatro cursos profissionalizantes em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A entrega dos certificados aconteceu na noite da última segunda-feira, 3, com a presença do prefeito Celso Pozzobom, do secretário Douglas Bácaro e do gerente do Senac local, Valdemir Frassom, entre outras autoridades.

Nessa parceria, ao longo do ano, a Prefeitura ofereceu 11 cursos profissionalizantes apenas em 2018, totalizando 224 participantes, e já há mais dois assegurados para o próximo ano com 60 vagas disponíveis nas áreas de atendimento para garçom e qualidade no atendimento ao cliente em restaurantes. “Os cursos são definidos de acordo com as demandas que surgem no mercado. O município investe na qualificação para que o trabalhador tenha melhores chances de colocação no mercado e também de crescimento, além do estímulo ao empreendedorismo”, explicou o secretário Douglas Bácaro.

O prefeito Celso Pozzobom lembrou que, nesses 11 cursos, a administração municipal investiu quase R$ 140 mil. “Não vejo isso como despesa, mas como uma aposta confiante no futuro desses trabalhadores, que com seus empregos ajudarão a movimentar e a desenvolver nosso comércio e a economia, como um todo. Temos muitas opções de emprego na Agência do Trabalhador e parte delas não é preenchida porque falta qualificação. É aí que entram os cursos, preparando o trabalhador para ter mais chances no competitivo mercado de trabalho”, afirmou.

Pozzobom lembrou que pela primeira vez a população dos distritos também foi lembrada. “Entre as quatro turmas que receberam certificado nesta segunda, uma foi destinada exclusivamente aos moradores de Serra dos Dourados e Roberto Silveira, com a participação da Casa do Empreendedor, que levantou as maiores carências profissionais nos distritos. Temos de qualificar nossos trabalhadores para que possamos responder ao crescimento de Umuarama, que cada vez mais atrai novas empresas e vê o comércio e a indústria local experimentarem ampliações e novas filiais”, considerou.

Participaram ainda da formatura o presidente do Conselho Municipal do Emprego e Relações do Trabalho (Comert), João Luiz Bortolato, e a gerente da Agência do Trabalhador, Camila Orlandini. Receberam certificados na segunda-feira 110 alunos dos cursos de apresentação, comunicação e atendimento; excelência no atendimento de recepção; serviço de panificação; e técnicas para garçom.

Ao longo do ano foram realizados também cursos de serviços de panificação, preparo de bolachas, salgados e doces para confeitaria, doces para festas infantis e preparo de tortas salgadas, entre outros. Um coquetel com quitutes produzidos pelos alunos de panificação, no final do curso, foi servido e aprovado pelos convidados.


 

Fonte:

Deixe seu comentário