Portal da Cidade Umuarama

Produção rural

Umuarama coordena mais dois encontros técnicos sobre formigas cortadeiras

Eventos gratuitos serão realizados em parceria com a UEM e o IDR-PR, nas estradas Jaborandi e 215

Publicado em 19/07/2023 às 16:08
Atualizado em

O próximo encontro sobre formigas cortadeiras será dia 22 de julho na Estrada Jaborandi (Foto: Assessoria)

É impossível acabar com a formiga cortadeira, mas é possível realizar ações de manejo para abrandar os prejuízos que elas causam à lavoura. Com essa frase o biólogo José Cosme de Lima, do IDR-PR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná) fundamenta a realização de reuniões técnicas sobre essa praga, bastante comum na região. Os encontros são realizados em parceria com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Agricultura, além da UEM (Universidade Estadual de Maringá).

O primeiro evento foi realizado na Estrada Jurupoca no sábado passado (15) e o número de participantes confirmou que se trata de um tema de grande relevância para produtores rurais de todos os portes. “Após esta primeira reunião técnica, já preparamos mais dois encontros: sábado agora, dia 22 de julho, será na Estrada Jaborandi, e no dia 5 de agosto será na Estrada 215, sempre das 9h às 11h20, sem custo algum aos agricultores e sem a necessidade de inscrição prévia: é só chegar que a participação estará garantida”, comenta João Donizeti Megda, secretário municipal de Agricultura.

As formigas cortadeiras, conhecidas popularmente como saúvas e quenquéns, têm se mostrado um desafio para produtores devido à sua alta capacidade de destruição. Essas formigas têm como hábito o corte de folhas que, levadas para dentro de seus formigueiros, cultivam um fungo que serve como alimento para a toda a colônia. “Esse comportamento alimentar causa danos às plantações, uma vez que reduzem a produção de pasto, provoca a desfolha de mudas de árvores em reflorestamentos e afeta a produtividade das lavouras”, detalha Cosme.

Diante desta problemática é que a administração municipal, com apoio de seus parceiros, planejou essa série de eventos técnicos nas comunidades rurais. “Os produtores rurais, agricultores, administradores, acadêmicos e demais interessados têm a oportunidade de aprender, na prática, os diversos métodos de manejo das formigas cortadeiras. Os destaques são o uso de iscas granuladas, técnicas de repelência, uso de caldas químicas e termonebulização, pós-químicos e apresentação das últimas pesquisas com o uso de métodos alternativos e ecológicos de manejo, como óleos essenciais, fungos e microrganismos”, especifica Fernanda Periard Mantovani, diretora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Os conteúdos são apresentados por dois especialistas: o engenheiro agrônomo, entomologista e pesquisador da UEM (Universidade Estadual de Maringá), professor doutor Júlio Guerreiro, e pelo biólogo do IDR-PR José Cosme de Lima. “Aqui no campus Umuarama da UEM, realizamos pesquisas sobre manejo de formigas cortadeiras, buscando alternativas de manejo. Nesses encontros temos a oportunidade de apresentar aos ruralistas temas e resultados realmente relevantes”, pontua Guerreiro.

Agenda de eventos

O próximo encontro sobre formigas cortadeiras será dia 22 de julho na Estrada Jaborandi, na propriedade de Ermes Correia Almeida, que fica no km 3,1 – na primeira entrada do lado direito, logo após a capela. Já a terceira reunião técnica será dia 5 de agosto na Estrada 215 (distrito de Serra dos Dourados), na propriedade de Auyber Pieretti, no km 7,7 – em frente a Estrada São João, no Rancho Pedra da Esquina, que tem uma porteira branca. “Para mais informações, basta ligar pra (44) 3621-4141, ramal 101”, finaliza Fernanda.

Fonte:

Deixe seu comentário