Portal da Cidade Umuarama

Feira agropecuária

Evento da Expo Umuarama discute outorga de uso da água em propriedades rurais

Assunto foi colocado em pauta em uma oficina coordenada pela equipe do Instituto Água e Terra do Paraná

Publicado em 12/03/2024 às 13:42

O assunto ganhou pauta na agenda de eventos técnicos da Expo Umuarama 2024 (Foto: Assessoria)

Em propriedades rurais, o uso de recursos hídricos – águas de rios, córregos e nascentes ou águas subterrâneas – tem critérios que devem ser seguidos à risca pelos produtores. Muitos não sabem como agir e por isso os profissionais do Instituto Água e Terra do Governo do Paraná se empenham em orientar.

Pela importância, o assunto ganhou pauta na agenda de eventos técnicos da Expo Umuarama 2024, que cedeu espaço para a oficina ‘Outorga de recursos hídricos’.

Na plateia estavam, além de produtores rurais, funcionários do IAT e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, representantes de empresas de projetos ambientais e estudantes, além de secretários municipais das áreas de agricultura e meio ambiente.

O objetivo, segundo o chefe do IAT Regional, Carlos Cardoso, foi explicar que a outorga é o ato administrativo que expressa os termos e as condições mediante as quais o Poder Público permite o uso de recursos hídricos por um prazo determinado.

“Foi um evento em que pudemos repassar informações técnicas, mas também conscientizar sobre essa questão, explicando o quanto é importante, antes de qualquer ação do produtor, procurar se informar”, destacou ao abrir o evento.

O convidado para ministrar a oficina foi o engenheiro agrônomo Daniel Walz, da gerência de Outorga de Água do IAT, sediada em Curitiba.

Fonte:

Deixe seu comentário