Portal da Cidade Umuarama

Agronegócio

Ovinocultura é tema de encontro regional de produtores que acontece em Umuarama

O objetivo é despertar o interesse dos produtores para ingressar nesta lucrativa atividade, que trará mais renda para as pequenas propriedades rurais

Publicado em 22/05/2023 às 16:54

O perfil da exploração é de agricultura familiar e o Estado apresenta as condições ideais para a produção de carnes nobres de alto padrão de qualidade, (Foto: freepik)

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Umuarama realiza no próximo dia 27, no auditório do Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega, o 1º Encontro de Ovinocultores do Noroeste do Paraná. O ‘Worksheep’, um trocadilho com ‘ovelha’ em inglês (sheep), auxiliará os ovinocultores no melhoramento genético do rebanho, controle das principais enfermidades e padronização na qualidade da carne.

De acordo com os organizadores – a Prefeitura e a De Luca Reprodução Animal –, o objetivo é despertar o interesse dos produtores para ingressar nesta lucrativa atividade, que trará mais renda para as pequenas propriedades rurais sem a necessidade de grandes investimentos, explicou o secretário municipal de Agricultura, Murilo Teixeira.

O seminário inicia às 8h com o cadastramento dos participantes e a abertura oficial, destacando ações de fomento à ovinocultura. A programação inclui palestras sobre o cenário atual do abate e comercialização de cordeiro no Paraná, comparativo de lucratividade entre a ovinocultura x bovinocultura e medidas para o controle estratégico da verminose que pode afetar os ovinos. O evento será finalizado por volta das 12h.

“É muito importante a participação dos produtores que já se dedicam à ovinocultura e demais convidados, interessados em diversificar a produção agropecuária buscando novas alternativas”, convidou o prefeito Hermes Pimentel.

De acordo com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), parceiro na realização do seminário, o crescimento da ovinocultura de corte atende a uma demanda crescente do mercado interno e externo, o que amplia a necessidade de profissionalização dos produtores, de aumento do rebanho e da consolidação da cadeia produtiva.

O perfil da exploração é de agricultura familiar e o Estado apresenta as condições ideais para a produção de carnes nobres de alto padrão de qualidade, o que abre oportunidade aos produtores paranaenses de terem uma opção a mais de criação, com possibilidade de boa remuneração.

Fonte:

Deixe seu comentário