Portal da Cidade Umuarama

Infraestrutura

Iniciada readequação da Estrada 215, que será toda cascalhada

A via é um importante canal de ligação entre comunidades rurais, além de servir ao transporte escolar e o escoamento da produção agropecuária

Publicado em 24/06/2019 às 08:29
Atualizado em

A Estrada 215 liga os distritos de Serra dos Dourados e Vila Nova (Foto: Tiago Boeing)

A Estrada 215, entre os distritos de Serra dos Dourados e Vila Nova União, começou receber os serviços de adequação para o cascalhamento. O prefeito Celso Pozzobom assinou a ordem de serviço no início do mês (07/06) durante um encontro com lideranças e moradores no salão da Comunidade São Sebastião. A via é um importante canal de ligação entre comunidades rurais, além de servir ao transporte escolar e o escoamento da produção agropecuária local.

“Vamos investir mais de R$ 830 mil na revitalização dessa importante ligação sem endividar o município, pois utilizaremos recursos próprios. Espero que no prazo de 6 meses – ou menos, dependendo das condições climáticas – a estrada esteja renovada, dando mais conforto e segurança aos seus usuários”, disse o prefeito, na ocasião, ao lado do secretário municipal de Serviços Rodoviários, Mauro Liutti, que também destacou a importância da estrada.

De acordo com o setor de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, o contrato prevê a revitalização de 7 quilômetros da estrada. “Inicialmente será feita a completa readequação, correção das curvas, alargamento, levantamento do leito em alguns pontos, remoção de vegetação e destoca onde for necessário. Depois será aplicado o solo-cimento, para dar mais resistência, e por fim uma grossa camada de cascalho em toda a extensão”, explicou o diretor de Obras e Projetos Técnicos da Prefeitura, Nelson Bigeschi Jr.

A empresa contratada para o serviço, mediante licitação, é a Sotram – Construtora e Terraplanagem, que tem até o final deste ano para entregar a obra. “Caso não haja imprevistos, a previsão é finalizar a estrada em um tempo bem menor. O pessoal da empresa está bem confiante de adiantar esse prazo”, comentou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima. Ele informou o valor do contrato – R$ 831.948,97 – e reforçou que a Prefeitura utilizará apenas recursos livres, ou seja, dinheiro do próprio caixa.

Recursos próprios

Investimentos como este, utilizando recursos próprios, bem como as contrapartidas em diversos convênios e parcerias, têm sido possíveis graças à economia de recursos e à eficiência na gestão, implantadas nos últimos anos. “Temos trabalhado com planejamento, economizado onde é possível e buscado todo o apoio possível dos nossos representantes políticos e dos governos estadual e federal para assegurar recursos e realizar as obras estruturais que Umuarama necessita para o seu desenvolvimento”, disse o prefeito Celso Pozzobom.

No mês em que completa 64 anos, a cidade é um verdadeiro canteiro de obras. “Estamos investindo os recursos com inteligência e planejamento, preparando a cidade para o futuro, pois Umuarama é polo de uma das regiões mais promissoras do Estado e precisa se adequar para liderar esse crescimento e atender às demandas locais e regionais”, considerou.

“Essa filosofia que aplicamos desde o início da gestão, com o empenho de toda a equipe, tem dado ótimos resultados e assim pretendemos continuar. Após 18 meses de trabalho completamos a aquisição de 75 veículos, máquinas e equipamentos para a frota municipal e o pátio rodoviário. Com isso melhoramos a operacionalidade de vários setores e economizamos recursos com combustível e manutenção, cortando despesas com o desgaste da frota”, completou Pozzobom.

Fonte:

Deixe seu comentário