Portal da Cidade Umuarama

Agropecuária

Agricultores de Umuarama recebem fertilizante que permite aumentar produtividade

O insumo melhora a fertilidade do solo, aumentando a produção de frutas, hortaliças e legumes das pequenas propriedades rurais

Publicado em 08/03/2024 às 08:31

Cada agricultor recebeu duas toneladas de fertilizante feito com lodo industrial, cinzas, cavacos de madeira e folhas de árvores. (Foto: Prefeitura de Umuarama)

Cerca de 30 produtores umuaramenses da agricultura familiar receberam mais um repasse de adubo orgânico produzido pela Secretaria Municipal de Agricultura no aterro sanitário do município. O insumo ajuda a repor nutrientes do solo, aumentando a fertilidade e a produção de frutas, hortaliças e legumes, o que proporciona a melhoria na rentabilidade das pequenas propriedades rurais.

A entrega foi feita pelo prefeito Celso Pozzobom e coordenada pelo agrônomo da Secretaria de Agricultura, Fábio César Pereira Souza, na manhã desta quinta-feira (07). Cada produtor foi contemplado com duas toneladas do fertilizante, produzido a base de lodo industrial, cinzas e cavacos de madeira e folhas de árvores. O material descansa por cerca de 90 dias, para fermentação e decomposição.

Conforme o agricultor Carlos Shimizu, presidente da Associação Profissional do Comércio Varejista dos Feirantes de Umuarama (Aprofeuma), o fertilizante é muito bem-aceito pelos produtores. “Os resultados são notáveis. A produção aumenta mesmo. O adubo fica armazenado nas propriedades e vai sendo usado conforme a demanda de preparo do solo e plantio. É um incentivo muito importante da Prefeitura para os agricultores”, agradeceu.

Além da liberação gratuita do insumo, esta etapa também contou com entrega nas propriedades, com caminhões do município. “Precisamos apoiar e valorizar a atividade rural. Por isso produzimos esse adubo e agora vamos entregar direto nas chácaras e sítios dos produtores, para reduzir os custos”, disse o prefeito.

Pozzobom informou que o município tem a intenção de construir novas baias e aumentar a produção de adubo, para atender mais produtores. “Além disso, vamos fazer um estudo e dependendo dos resultados poderemos incorporar esterco de frango ao material, para melhorar ainda mais a eficiência”, completou.

Fonte:

Deixe seu comentário