Portal da Cidade Umuarama

Atenção

Vacinação contra gripe em Umuarama atingiu apenas 4,8% da população recomendada

Secretaria alerta que campanha de imunização vai até 31 de maio e vacina está disponível em todas as unidades de saúde

Publicado em 05/04/2024 às 08:13

A vacina promove o aumento da imunidade da pessoa contra o vírus da Influenza, que provoca a gripe (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

A 26ª edição da Campanha Nacional de Imunização Contra a Influenza (gripe comum) foi iniciada em 25 de março e, até esta quinta-feira (04), apenas 2.131 pessoas tomaram a vacina – o que representa apenas 4,8% da população-alvo de 44.358 estimada pela Secretaria Municipal de Saúde de Umuarama. A ação vai se estender até dia 31 de maio e funciona nas salas de vacinas de todas as unidades de saúde do município.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Edson dos Santos Souza, neste momento os grupos prioritários a serem vacinados são crianças de 6 meses a 6 anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz), professores, idosos (com 60 anos e acima), povos indígenas e pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis, entre outros. “Temos como meta vacinar ao menos 90% das gestantes, puérperas, crianças, idosos e indígenas. Por enquanto atingimos 5,84%”, comenta.

Segundo Vitória Todero Uliana, responsável pela Divisão de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, a vacina promove o aumento da imunidade da pessoa contra o vírus da Influenza, que provoca a gripe. “Principalmente nesta época do ano a circulação do vírus é maior. E é exatamente por isso que o Ministério da Saúde promove a campanha para oferecer esse cuidado à população. Pedimos a todos que procurem as unidades de saúde mais próximas de suas residências, levem os idosos e as crianças e, caso tenha acamados, ligue que os agentes de saúde providenciam a imunização”, detalha.

Fonte:

Deixe seu comentário