Portal da Cidade Umuarama

epidemia

Ação combate a dengue em bairro com grande infestação do mosquito em Umuarama

A força tarefa realizou vistorias nas residências do Jardim Canadá e orientou os moradores sobre os cuidados necessários

Publicado em 08/04/2024 às 17:22

A ação contou com a participação de 20 atiradores, 10 agentes de combate a endemias e o pessoal da Defesa Civil (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Agentes de combate a endemias se uniram à equipe da Defesa Civil e aos atiradores do Tiro de Guerra 05.012 para uma grande ação de combate ao mosquito da dengue no Jardim Canadá, no sábado (06). A força tarefa realizou vistorias nas residências, orientou os moradores sobre os cuidados necessários e os atiradores ajudaram a recolher recipientes que poderiam acumular água – potenciais criadouros do mosquito. O material foi acondicionado em sacos de lixo e levado para o aterro sanitário municipal.

A ação contou com a participação de 20 atiradores, 10 agentes de combate a endemias e o pessoal da Defesa Civil. “Pedimos a ajuda da população para que cada um cuide do seu quintal, não deixando água parada e fazendo o descarte do lixo de forma correta”, orientou a coordenadora do serviço de Vigilância em Saúde Ambiental, Taila Biaca Crivelaro.

De acordo com a coordenadora, a ação começou pelo Jardim Canadá devido ao alto índice de infestação pelo mosquito apontado pelo último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (Liraa) e o volume de notificações de casos positivos de dengue. “As ações vão continuar nos próximos sábados, contemplando outras localidades onde os índices também estão em alta”, completou.

Conforme o último boletim da Vigilância Ambiental, Umuarama conta com 909 casos de dengue acumulados no atual período epidemiológico, além de 1.529 suspeitas em investigação. Outros 1.410 casos foram descartados, do total de 3.848 notificações registradas desde 30 de junho do ano passado. A Secretaria Municipal de Saúde investiga quatro mortes com suspeita de dengue.

Dentre os bairros e regiões da cidade, a situação é mais crítica no Jardim Panorama, que conta com 138 casos confirmados da doença, seguido pelo Conjunto Guarani e Praça Anchieta (86 casos), Posto de Saúde Central (79), Parque Vitória Régia (75) e Parque San Remo (73). Todas as unidades básicas de saúde da cidade contam com casos positivos de dengue, bem como os distritos – com exceção de Vila Nova União e do povoado de Nova Jerusalém.

Fonte:

Deixe seu comentário