Portal da Cidade Umuarama

dermatologia

Psoríase é uma doença crônica e intermitente que compromete a qualidade de vida

Relativamente comum e não contagiosa, ainda há muito preconceito em relação à doença e seus sintomas

Postado em 21/09/2021 às 15:00 |

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa atende na clínica Dermato Care em Umuarama (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

A psoríase é uma doença crônica que atinge cerca de 2,6 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A etiologia ainda não foi totalmente elucidada, mas está relacionada a uma predisposição genética, fatores ambientais, estresse e questões imunológicas.

A enfermidade atinge homens e mulheres igualmente, principalmente na faixa dos 30 a 40 anos e 50 a 70 anos.

Sintomas

A psoríase é caracterizada pela presença de manchas róseas ou avermelhadas, cobertas por escamas esbranquiçadas. Ocorre de forma intermitente, ou seja, apresenta ciclos de melhora e piora.

É importante ressaltar que a doença não é contagiosa. Também é importante saber que é frequente sua associação com outras comorbidades, como artrite psoriática, doenças cardiometabólicas (ex: Obesidade, Diabetes, Hipertensão Arterial e doenças do coração), ansiedade e depressão.

O paciente com psoríase pode apresentar os seguintes sintomas:

Coceira (ocorre em até 80% dos casos)

Dor

Queimação

Pele ressacada e rachada, por vezes com sangramento

Unhas grossas, com sulcos, descoladas ou com depressões

Inchaço e rigidez nas articulações

Existem vários subtipos de Psoríase. Em geral, as regiões mais afetadas são:

Couro cabeludo

Cotovelos

Joelhos

Costas

Nádegas

Palma das mãos

Planta dos pés

Dobras da pele, inclusive dos genitais

Unhas

Tratamento

Apesar de não apresentar cura, atualmente existem diversas opções terapêuticas que permitem a manutenção da qualidade de vida. O tratamento adequado vai depender do tipo e gravidade de psoríase que o paciente apresenta. O que funciona bem para uma pessoa não necessariamente funcionará para outra, dessa forma, o tratamento da psoríase é individualizado.

Apenas um tratamento com um especialista devolverá a qualidade de vida ao paciente. Nos casos leves, hidratar a pele, aplicar medicamentos tópicos apenas na região das lesões e exposição diária ao sol, nos horários adequados e seguros, são suficientes para melhorar o quadro clínico e promover o desaparecimento dos sintomas. Em casos mais extensos e graves, são necessário medicamentos de ação sistêmica. Se você sofre com alguns desses sintomas, procura um médico dermatologista.

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa

CRM 36.932 | RQE 26.433

Dermato Care
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800
Facebook | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias