Portal da Cidade Umuarama

dezembro laranja

No mês de prevenção ao câncer de pele, dermatologista orienta sobre cuidados

Dra. Cristianne Côrrea aborda os hábitos preventivos que evitam a incidência da doença, ainda mais perigosa durante o verão

Postado em 17/12/2020 às 14:00 |

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa atende na clínica Dermato Care em Umuarama (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

Dezembro é mês de conscientização sobre os cuidados preventivos e diagnóstico do câncer de pele, que é o mais comum dentre todos os outros. Ele representa quase 30% de todos os tipos da doença. O Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva (Inca) estima 185.380 novos casos de câncer de pele melanoma e não melanoma por ano para o triênio 2020/2022, sendo 87.970 em homens e 97.410 em mulheres.

Como a incidência dos raios ultravioletas está cada vez mais agressiva, pessoas de todos os tons de pele devem se proteger da exposição ao sol. 


Saiba como se cuidar

- Usar filtro solar diariamente que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. 

- Aplicar o filtro pela manhã e reaplicar pelo menos antes de sair para o almoço, e a cada duas horas ou menos nas atividades de lazer ao ar livre.

- Cubra as áreas expostas com camisa de manga comprida, calças e chapéu de abas largas.

- Evitar exposição solar principalmente entre as 10 e 16 horas.

- Na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material.

- Observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas.

- Manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.

- Consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo.

Como identificar

O câncer de pele, diferente dos demais, carrega a marca de ser visível. É possível vê-lo, sinalizando o risco e, por causa disso, é importante saber diferenciar quando alguma mancha está fora da normalidade e apresenta risco de ser câncer de pele. Para facilitar a identificação, há uma regra, veja abaixo:


Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa  

CRM 36.932 | RQE 26.433 

Dermato Care
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800 
Facebook | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade? 
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">

Mais Lidas