Portal da Cidade Umuarama

eflúvio telógeno

Dermatologista fala sobre efeito secundário da covid: a queda anormal de cabelo

Além do risco letal, o coronavírus ocasiona outras consequências que afetam a vida e a saúde das pessoas após a doença

Postado em 21/01/2021 às 10:40 |

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa atende na clínica Dermato Care em Umuarama (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

O medo e a insegurança causada pela pandemia é uma triste realidade em todas as partes do mundo. Para aqueles que passaram e sobreviveram à infecção – que pode durar duas semanas para maioria dos diagnósticos, há ainda um novo capítulo a ser superado: a recuperação.

Com a pandemia, muitos pacientes que foram acometidos pelo coronavírus têm buscado consulta dermatológica devido a perda anormal de cabelo, o que chamamos de eflúvio telógeno. O motivo deste fenômeno pode estar relacionado ao estresse fisiológico no corpo provocado pela covid-19 ou pelo medo de contrair a doença.

O eflúvio telógeno é uma condição em que o paciente apresenta queda excessiva de cabelo após estresse físico ou emocional, como: infecções, internações, cirurgias, doenças, alguns medicamentos, perda de peso com dietas restritivas, ou até mesmo após período de estresse maior.

Nesses casos, ocorre uma transição precoce dos folículos em fase de crescimento (fase anágena) para fase de repouso/queda (fase telógena). 

O início da queda ocorre cerca de três meses após o fator desencadeante. É importante saber que o tempo de queda é limitado, com resolução espontânea em aproximadamente 2 a 4 meses na maioria dos casos. Não é uma alopecia cicatricial, ou seja, ocorre retorno completo dos fios.

A consulta com dermatologista é importante para que o diagnóstico seja confirmado e o fator desencadeante seja identificado e corrigido. Também é necessário certificar de que o paciente não tenha outra causa de queda de cabelo associada.

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa
CRM 36.932 | RQE 26.433  

Dermato Care 
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800 
Facebook | Instagram | WhatsApp 


Qual sua especialidade?  

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Mais Lidas