Portal da Cidade Umuarama

pele saudável

Conheça as causas da acne e por que ela está mais comum durante a pandemia

O termo 'maskne' está sendo usado para designar o aumento do surgimento de espinhas nas regiões da bochecha, queixo e nariz; entenda

Postado em 22/02/2021 às 10:40 |

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa atende na clínica Dermato Care em Umuarama (Foto: Valmir Pessoa/Portal da Cidade Umuarama)

A acne é uma das causas mais comuns de consulta dermatológica. Geralmente começa na adolescência, mas também é comum em peles mais maduras, principalmente em mulheres.

A acne é uma dermatose inflamatória crônica dos folículos pilosos e das glândulas sebáceas, que são as glândulas que produzem a oleosidade da pele. Diversos fatores são responsáveis pelo aparecimento das lesões: influência hormonal, período pré menstrual, estresse, alteração da composição do sebo, oclusão dos folículos pilossebáceos e profliferação bacteriana local induzindo inflamação.

‘Maskne’

Durante a pandemia, um novo hábito está sendo responsável pelo surgimento das espinhas. O uso frequente e indispensável das máscaras, essenciais para a prevenção ao coronavírus, tem provocado o aparecimento de acne ou agravado um quadro de acne pré-existente devido efeito de oclusão local. Especialistas designaram o termo ‘maskne’ (mask + acne), para denominar o fenômeno.

Estresse

Neste período também estamos observando um aumento de doenças que são desencadeadas pelos altos níveis de estresse. Muitas doenças dermatológicas associadas a quadros de ansiedade e estresse, também estão mais frequentes no consultório. O cortisol, substância liberada com o estresse, estimula a produção de hormônios androgênios e de sebo nas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento da acne.

O que fazer

A pele com acne precisa de cuidados especiais e um cuidado diário mais rigoroso, como qualquer pele que apresenta algum tipo de patologia. O tratamento varia com o grau de intensidade das lesões, por isso é importante procurar um especialista. Alguns hábitos, como limpeza correta, utilização de produtos de qualidade e bem indicados, hábitos saudáveis e uma alimentação apropriada são essenciais para a manutenção e prevenção da acne.

Dra. Cristianne de Macêdo Corrêa

CRM 36.932 | RQE 26.433  

Dermato Care
Avenida Rio Branco, 4332
Zona I - 87501-130 - Umuarama/PR
(44) 3622-6393 | (44) 99980-2800
Facebook | Instagram | WhatsApp


Qual sua especialidade?
Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade. Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade. 

Fonte:

Receba as notícias de Umuarama no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias

data-matched-content-ui-type="image_stacked" data-matched-content-rows-num="2" data-matched-content-columns-num="3">