Portal da Cidade Umuarama

tratamento

Ansiedade na infância e adolescência pode causar baixo desempenho escolar

Falta de atenção e dificuldade de memorização são os principais danos cognitivos causados pelo transtorno durante essa fase da vida

Publicado em 18/06/2019 às 02:30
Atualizado em

Especialista atua com tratamentos de reabilitação neuropsicológica, psicoterapia e orientação vocacional (Foto: Portal da Cidade Umuarama)

A ansiedade frequentemente está associada a baixo desempenho em tarefas cognitivas, quando ela é excessiva interfere negativamente no desempenho acadêmico da criança e do adolescente.

Devido a alteração da atenção na ansiedade, todo o funcionamento cognitivo do sujeito pode ser afetado. Sintomas de ansiedade podem ser associados a prejuízos neuropsicológicos, crianças e adolescentes possuem mais chances de apresentarem prejuízo em alguns tipos de memória, flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento devido a um quadro ansioso.

Além disso, a ansiedade pode também prejudicar a capacidade de recordar um conteúdo aprendido em um momento de tensão devido a ansiedade.

Atenção

Dos muitos estímulos que chegam até nós, apenas alguns são escolhidos como foco de nosso interesse ou são importantes para realizarmos determinada tarefa, isso é a atenção.

Pessoas que possuem ansiedade apresentam dificuldade de focalizar objetos específicos e manter o foco por um período de tempo. Sendo assim, níveis elevados de ansiedade prejudicam o desempenho cognitivo em tarefas que exigem atenção.

Memória

Pode ser definida com um processo de armazenamento e evocação de experiências adquiridas pelos órgãos dos sentidos. A memória pode-se mostrar comprometida em pessoas ansiosas, devido a ocupação da capacidade da memória com pensamentos em tarefas irrelevantes, com preocupações, auto avaliação negativa e pensamentos de fracasso, resultando em uma diminuição da competência de lembrar informações.

Além de alterações na atenção e na memória, as funções executivas, que são um grupo de habilidades que permitem as pessoas a planejar e realizar atividades, ter iniciativas e inibição de comportamentos inadequados, também se apresenta prejudicada devido a ansiedade.

Tratamento

É de suma importância a busca por diagnóstico e tratamento, bem como, uma Avaliação Neuropsicológica para identificar como está o funcionamento cognitivo e essa relação com seus comportamentos para posterior intervenção.

Soyane Marcato
Neuropsicóloga - CRP 08/19884
Rua Antônio Ostrenski, 3818, Zona I - Umuarama
Facebook | Instagram | WhatsApp (clique aqui) 


Qual sua especialidade? 

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade.
Ligue (44) 3056-5231 ou fale conosco pelo WhatsApp (44) 99910-0138 


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade.


Fonte:

Deixe seu comentário