Portal da Cidade Umuarama

Ascensão

Judoca Any Moreira, de Umuarama, treina em um dos melhores clubes do país

Jovem almeja a faixa preta e mira disputa dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024

Publicado em 18/01/2020 às 07:15

Any já treina no Minas Tênis Clube, que possui uma das melhores estruturas da América Latina para treinamento (Foto: Arquivo pessoal)

A jovem judoca Any Moreira, de Umuarama, embarcou na quarta-feira (15) para Minas Gerais. Any conseguiu uma vaga para treinar com os melhores do país, no Minas Tênis Clube. 

Any Karolina de Paula Moreira, de 18 anos, deixou família e amigos em busca da profissionalização. A meta, tratada por ela como consequência, é participar dos Jogos Olímpicos de Paris, que acontecerão entre 26 de julho e 11 de agosto de 2024. 

A atleta, que treina e luta desde os 9 anos, agora vai treinar com atletas de ponta. Entre eles, o judoca destaque na seleção brasileira, medalhista em praticamente todas as competições em que participou e também campeão mundial, Luciano Correia. 

Any lembra que do Minas Tênis Clube saíram grandes campeões. Erika Miranda, por exemplo, defendeu o clube entre 2006 e 2012, sendo contratada pelo Flamengo, onde ficou por um ano e depois retornou ao Minas. Nos Jogos Pan-americanos de 2015, Érika conquistou a medalha de ouro na categoria até 52 kg. 

Outras referências de Any são Eduardo Bettoni, convocado pela seleção brasileira em 2018 para o Grand Slam de Judô de Paris e Mariana Silva, a musa do judô brasileiro, medalha de prata no Campeonato Pan-Americano de 2011, em Guadalajara e de bronze na edição de 2010, em San Salvador. Também foi medalha de bronze no Campeonato Mundial Junior de 2009 em Paris e integrou a delegação que disputou os Jogos Olímpicos de Verão de 2012 em Londres, além de ter sido seminalista nos Jogos Olímpicos de 2016. 

Any fará parte de um novo projeto do Minas Tênis Clube que começa no meio do ano. Apesar da saída para um uma nova etapa em sua vida de atleta, recebendo condições de melhorar o ritmo e crescimento na carreira, a judoca de Umuarama não desmerece o tratamento e o treinamento recebido no noroeste do Paraná. Ao contrário, ela se mostra grata por tudo o que recebeu dos companheiros que a acompanharam desde os primeiros golpes no tatame. 

“Sou grata aos amigos, pois não considero somente professor, alunos e colegas de turma. São todos meus amigos e companheiros. Sem eles não conseguiria chegar onde cheguei”, diz a atleta, referindo-se principalmente ao sensei Juan Jimenes. 

Primeiras vitórias 

Any Moreira faz questão de relembrar suas primeiras vitórias. Seu primeiro campeonato foi a Copa Ortoplus, em Maringá, quando aos 10 anos conquistou o primeiro lugar na categoria 35 quilos. 

Atualmente Any Moreira está na categoria peso meio leve, para atletas que pesam até 52 quilos, e ainda usa a faixa marrom. A judoca disse que está a apenas um passo de receber a faixa preta e explica como um campeonato brasileiro pode ajuda-la nesta conquista. 

“Pretendo pegar a faixa preta em até dois anos, mas pode ser que se eu conseguir a graça de participar de um Campeonato Brasileiro, ela possa vir mais cedo”, salienta. 

Para conseguir uma faixa preta, o atleta deve passar por um processo seletivo criterioso. Deve seguir um curso com disciplinas que envolvem arbitragem, interação de técnicas do judô e há também a soma de pontos para que possa chegar ao exame, além de provas práticas e teóricas.

“Apesar disso, quando o atleta é considerado de alto rendimento, a graduação se dá através dos resultados e algumas vezes campeões brasileiros são graduados com a faixa preta”, explica. 

Fonte:

Deixe seu comentário