Portal da Cidade Umuarama

Empreendimentos

Junta Comercial do Paraná está atendendo na Casa do Empreendedor, em Umuarama

Órgão é uma autarquia estadual responsável pelo registro e cadastramento de empresas no Paraná

Publicado em 16/06/2021 às 21:44

A Jucepar encaminha processos de abertura, alteração e baixa de empresas que funcionam no Paraná (Foto: Assessoria)

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) foi transferida do Sincouma (Sindicato dos Contabilistas de Umuarama e Região) para a Casa do Empreendedor, um organismo da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo para estímulo da atividade empresarial, especialmente aos micro e pequenos empreendedores, bem como aos empreendimentos individuais.

A relatora é a servidora municipal Fátima Aparecida Ferraresso, cedida pela Prefeitura, e o funcionamento da Junta é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. A Jucepar é a autarquia responsável pelo registro e cadastramento de empresas no Estado. É o órgão que analisa a documentação que dá personalidade jurídica às empresas, para que possam atuar legalmente. Cabe ainda o controle e o encaminhamento dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas que funcionam no Paraná.

“O primeiro passo para abrir uma empresa é a inscrição na Junta, que possibilita o fornecimento do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), e a partir daí as demais inscrições necessárias junto ao município e ao Estado”, explicou Fátima. Para o coordenador da Casa do Empreendedor, Rômulo Rauen, a integração permitirá aos empreendedores proximidade com os demais serviços oferecidos naquele espaço, como cursos, acesso ao crédito e desburocratização na abertura dos empreendimentos.

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Edvaldo Ceranto Júnior, disse que esta é uma parceria que o município conseguiu para facilitar a vida dos empresários, ofertando mais esse serviço num único local – a Casa do Empreendedor –, e desta forma contribuindo para agilizar a abertura de empresas. “Buscamos formas de acelerar e facilitar a abertura de empresas e Jucepar veio para contribuir nesse processo, agora mais acessível, centralizada e integrada à Casa do Empreendedor”, apontou.

Facilitador

A Casa do Empreendedor concentra – desde 2018 – serviços para facilitar a vida de quem quer empreender em Umuarama. Atendendo empresários e microempreendedores individuais (MEI), permite simplificar e agilizar ritos legais para estimular a competitividade e o crescimento. O último relatório de atendimento semestral traz um balanço positivo em todos os indicadores, comprovando o quanto a instituição contribui para o desenvolvimento do município.

Nos cinco primeiros meses de 2021, a Casa realizou mais de 11 mil atendimentos e auxiliou na criação de quase 300 novas empresas, além de atender aos que buscam regularizar e formalizar seus negócios. “Desta forma o empreendedor fica legalmente apto a emitir nota fiscal e acessar linhas de crédito oficiais com condições especiais”, reforça Júnior Ceranto.

O órgão público oferece atendimento gratuito e orientações para quem quer abrir empresa ou precisa de apoio para se manter no mercado. O coordenador Rômulo Rauen completa: “É um ambiente diferenciado para promover o empreendedorismo e acolher o empreendedor. Para ser atendido basta agendar o encontro”, orientou. O telefone de contato é o (44) 3624-8065. A Casa fica na Praça Hênio Romagnolli, ao lado da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu).

Fonte:

Deixe seu comentário