Portal da Cidade Umuarama

HOMENAGEM

Aula presta homenagem ao fundador da Unipar e sua trajetória

Cândido Garcia foi lembrado por seu trabalho em prol da Educação e, também, por ter se destacado no meio artístico, como cantor

Postado em 18/10/2018 às 10:38 |

Dançarinos Evan Lima e Renata Costa, iniciaram a série de apresentações, coroada de competência e glamour (Foto: Unipar)

Cândido Garcia, lembrado como empreendedor da Educação e como um cantor que arrebanhava admiradores (Foto: Unipar)

(Foto: Unipar)

Com o Centro Cultural Vera Schubert praticamente lotado, a AULA – Academia Umuaramense de Letras e Artes lançou o projeto ‘Arte em Ação’, que tem parceria da Fundação Cândido Garcia, Universidade Paranaense, Fundação Cultural e Instituto Federal do Paraná. Uma homenagem ao fundador da Unipar, Cândido Garcia, abriu o evento.

O filho e Reitor da Unipar, Carlos Eduardo Garcia, foi convidado para falar sobre a trajetória de vida do Dr. Candinho, como era chamado pelos amigos, que faleceu há três meses. Em seu discurso, o Reitor enalteceu a veia artística do pai, um cantor e profundo admirador da boa música brasileira.

“Com o coração que transborda alegria e saudade, agradeço este espaço para saudar meu querido pai, que teve a música como fiel companheira. Fico honrado pelo apreço que a Academia Umuaramense de Letras e Artes dedica a ele”, sentenciou.

Como é do conhecimento de muitos, Cândido Garcia criou não só a Unipar, mas muitas outras instituições de ensino superior, no Paraná e em outros estados, que hoje congregam cerca de 150 mil alunos.

O evento seguiu com apresentações musicais, declamação de poesia, dança, canto e teatro e exposição de pintura, do artista plástico Abraão Hachicho. O show a quatro mãos das pianistas Marion Schubert e Eliani Maldonado, com acompanhamento dos dançarinos Evan Lima e Renata Costa, iniciou a série de apresentações, coroada de competência e glamour. 

Na sequência do gênero músico-instrumental, as jovens Maria Anita Alonso e Giovanna Uliano também fizeram bonito no piano, assim como o casal Urias Assunção, no piano, e sua esposa Dalila Assunção, no saxofone. Na dança brilharam as jovens Marina, Ana Clara, Isabela, Luana e Renata, em coreografia de Valéria Silva. Depois do estilo clássico, a música brasileira ganhou louros na voz e violão do advogado Erick Fernando da Costa e Silva.

A poesia ficou a cargo dos confrades Maria Pelarigo e Adegilson Parro. O encerramento foi com show da Orquestra de Viola Caipira de Umuarama, sob a regência do músico Osvaldino Barbosa. Entre uma apresentação e outra, o Pitoresco Grupo de Teatro Unipar se encarregou de divertir a plateia com o espetáculo ‘Pitoresco em...Recortes’. Com direção do professor Luiz Fernando Guarnieri, foram vários monólogos e esquetes exibidos, colaborando para dar mais dinâmica à celebração cultural da AULA.

Arte em Ação

O projeto ‘Arte em Ação’, idealizado pelo professor da Unipar, Paulo Cesar Souza [presidente anterior da entidade], tem por objetivo alavancar a missão da AULA, que é mostrar, revelar e valorizar a vocação cultural da região, usando a televisão, no caso a TV UP. ‘Arte em Ação’ é o nome de um programa que pretende ir ao ar, em breve. O presidente da entidade, Jamil Alexandre da Silva, e a diretora da Fundação Cultural de Umuarama, Vera Borges, prestigiaram o evento, apresentado por Márcia Rigobello e Adegilson Parro.

Fonte:

Deixe seu comentário