Portal da Cidade Umuarama

Arte como terapia

Mãe descobre dom de transformar pneus em obras de arte após perder o filho

Maria de Lourdes Paulini, de 65 anos, espantou a depressão provocada pela perda do filho de 29 anos com a arte

Publicado em 13/08/2021 às 17:55
Atualizado em

A artesã aprendeu mais do que fazer um mero vaso em sete anos. São várias obras de arte (Foto: Maria de Lourdes Paulini)

Durante um passeio com a nora em Curitiba, após perder o filho de 29 anos em um trágico acidente, Maria de Lourdes Paulini, de 65 anos, encontrou em uma farmácia o remédio para sair da depressão. Sim, e antes que você questione, parece mesmo lógico encontrar um medicamento para depressão em uma farmácia, mas o descoberto pela então dona de casa não foi um convencional. Ao ver um vaso feito de pneu que enfeitava a farmácia, ela pensou: “eu vou fazer isso”, e assim ela encontrou uma terapia ocupacional e também uma paixão.

Passados sete anos, a hoje artesã que mora em Francisco Alves desde seus cinco anos, aprendeu mais do que fazer um mero vaso, são inúmeras obras maravilhosas, algumas para brincar, mas a grande maioria para decorar. Veja nas fotos abaixo. “É uma felicidade fazer essas peças, eu mesmo manipulo os pneus, corto, prego, dou vida às obras. Essa ocupação me afastou da depressão após perder meu filho caçula”, revela.

O filho de Lourdes morreu depois de um acidente em uma ponte de madeira enquanto pescava. Ele escorregou e a faca que levava na cintura atingiu o seu baço, e após alguns dias internado em uma unidade de terapia intensiva, ele infelizmente morreu. “É uma dor muito grande, uma infelicidade, um acidente que não consigo entender como pode ter acontecido”, lamenta.

Bem ao meio ambiente

O bem resultante do trabalho de Lourdes não se limita a apenas ela, ele se estende à natureza, já que ela é responsável por reciclar um material que descartado no lixo iria degradar o meio ambiente. Inclusive ela tem obras que servem de decoração em jardins de escolas municipais de Umuarama. “Meu sonho é de colocar minhas obras na avenida principal de Francisco Alves, tirando muito pneu do lixo”, sonha Lourdes.

Cada peça produzida pela artesã em sua chácara na Estrada Velha é única e vendida sob encomenda. Quem desejar ter a sua, ou uma idêntica às diversas que enfeitam a propriedade rural da artesã, as encomendas podem ser tratadas pelo telefone (44) 99987 4371 (WhatsApp). “Nesta pandemia não parei, foram muitos pedidos, e assim pretendo continuar, animada”, conclui Lourdes.




Fonte:

Deixe seu comentário