Previsão do tempo
Umuarama enfrentará "montanha-russa" térmica com chuva, frio de 8°C e veranico
Clima na Capital da Amizade varia de frente fria no início da semana a calor de até 27°C a partir de quinta-feira
Publicado em 06/07/2026 às 11:15
Os moradores de Umuarama devem se preparar para uma semana de transição meteorológica radical. De acordo com os dados iniciais do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os próximos dias serão marcados por chuvas rápidas na largada da semana, seguidas pela madrugada mais fria do período e por um expressivo aquecimento térmico com características de "veranico" até a sexta-feira.
O início da semana começa instável na Capital da Amizade devido à chegada de uma frente fria que atua sobre o território paranaense. Para esta segunda-feira (6), o Simepar confirma um dia chuvoso e com garoa, mantendo as temperaturas amenas entre 13°C e 22°C. A nebulosidade persiste na terça-feira (7), provocando um declínio na temperatura máxima, que não deve passar dos 20°C.
Na sequência, a massa de ar polar ganha força e o ápice do frio na região ocorre na quarta-feira (8). Embora o sol volte a predominar entre poucas nuvens, a madrugada registrará uma forte queda térmica, estabelecendo a mínima em 8°C — a menor marca da semana. À tarde, o clima segue ameno e os termômetros repetem os 22°C.
A partir de quinta-feira (9), o cenário muda radicalmente com o rápido afastamento do ar polar e a entrada de uma massa de ar quente no Noroeste do estado. Sob céu limpo, o aquecimento gradual ganha força. Na sexta-feira (10), o predomínio do sol elevará as temperaturas a marcas típicas de veranico, fazendo a mínima saltar para 15°C e a máxima atingir os 27°C à tarde.
Resumo
- Segunda-feira (06/07): garoa, mínima de 13°C e máxima de 22°C
- Terça-feira (07/07): céu nublado a parcialmente claro, mínima de 11°C e máxima de 20°C
- Quarta-feira (08/07): sol entre poucas nuvens (madrugada mais fria), mínima de 8°C e máxima de 22°C
- Quinta-feira (09/07): céu limpo e aquecimento gradual, mínima de 12°C e máxima de 25°C
- Sexta-feira (10/07): predomínio de sol e calor, mínima de 15°C e máxima de 27°C
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Comunidade lamenta morte de estudante e coroinha de Umuarama em acidente na PR-681
06/07/2026 às 09:40
Instituto Talent Prime entrega troféus de excelência em Umuarama no final de julho
03/07/2026 às 17:48
Avanço de via preferencial resulta em batida entre automóvel e motoneta em Umuarama
03/07/2026 às 17:25
Umuarama passa a integrar oficialmente o Mapa do Turismo Brasileiro
03/07/2026 às 17:01
Episódio do Pod ARA debate importância da terapia, saúde mental e transformação pessoal
03/07/2026 às 16:43
Motorista ignora preferencial, xinga motociclista e foge sem prestar socorro
03/07/2026 às 16:07