Portal da Cidade Umuarama

Cavaleiras mirins

O galope das meninas umuaramenses que sonham alto nas pistas do interior

Maria Vitória e Isabelly, de 12 e 15 anos, treinam juntas e buscam apoio para seguir nas competições regionais de Três Tambores

Publicado em 12/11/2025 às 17:14
Atualizado em

Maria e Isabelly vivem a força dos sonhos no esporte de Três Tambores (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Gabriel Rocha)

Entre o som dos cascos e o cheiro de terra batida, Maria Vitória, 12 anos, e Isabelly, 15, se preparam para mais um dia de treino no haras onde passam boa parte do tempo livre da semana. As duas compartilham a mesma paixão: competir nas provas de Três Tambores, uma modalidade equestre que exige agilidade, coragem e, sobretudo, uma conexão profunda entre cavalo e cavaleira.

Filhas de Alexandra Fonseca e Fabiane Cristine de Amorim, as amigas se apoiam dentro e fora da pista. Maria monta sua égua Bainha, enquanto Isabelly treina com Akira. “Estou treinando, sempre tem o que podemos melhorar. Às vezes eu e a égua treinamos bem, com calma, e na hora da prova tanto eu quanto ela ficamos nervosas. Mas treino para melhorar nunca faltará”.

As mães Fabiane e Alexandra

A amizade nasceu junto com a paixão pelos cavalos. “Um amigo do meu pai tinha um sítio, e eu e a Maria íamos lá brincar. Colocamos uns banquinhos e fingíamos que era uma pista. Eu, na minha cabeça, estava sendo a professora”, conta Isabelly, rindo da lembrança.

Isabelly, 15 anos

Pesquisas recentes na área de comportamento equino apontam que os cavalos demonstram respostas fisiológicas e comportamentais mais estáveis quando interagem com humanos com quem possuem um vínculo emocional positivo, sintonia observada por meio da sincronização da frequência cardíaca e do comportamento cooperativo e o tipo de conexão que Maria Vitória e Isabelly parecem compreender de forma natural — um entendimento que vai além da técnica.

Maria Vitória, 12 anos

O caminho, porém, não é simples. O Três Tambores é um esporte de alto investimento, que exige dedicação e recursos para a compra e manutenção dos cavalos, transporte, equipamentos e inscrições em competições. “Cada um ajuda como pode. As famílias se unem, dividem despesas e se apoiam. É assim que conseguimos seguir com o sonho”, comenta Alexandra, mãe de Maria.

As provas da modalidade têm se expandido na região Noroeste, com etapas em Perobal, Tapejara, Cruzeiro do Oeste, Altônia e Icaraíma. A próxima será a Prova de Três Tambores FL, no dia 23 de novembro, no Parque de Exposições José Inácio, em Tapejara.

Mais do que competir, Maria Vitória e Isabelly encontraram no esporte uma forma de amadurecer e crescer juntas, aprendendo sobre confiança, paciência e superação. Agora, buscam patrocínio e apoio para continuar participando das competições. Qualquer ajuda é bem-vinda e pode ser feita pelos contatos: Fabiane (44) 98446-5611 ou Diogo (44) 98454-1347.

Enquanto o sol se despede no haras, Maria acaricia Bainha. Gesto simples que traduz quem observa o futuro com esperança, com a serenidade de quem sabe que o sonho já começou a se cumprir. Ao lado de Isabelly, ela segue treinando, acreditando que cada volta na pista é também uma volta no tempo, aproximando-as, pouco a pouco, do lugar onde o coração delas já habita.


Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp