Portal da Cidade Umuarama

Adequação

Força-tarefa regulariza fiação de telecomunicações em 41 postes de Umuarama

Ação conjunta entre Copel, Prefeitura e operadoras busca reforçar a segurança e organizar a infraestrutura urbana; novos trabalhos serão realizados

Publicado em 15/09/2026 às 08:42
Atualizado em

A atuação conjunta permitiu adequar cabos de internet, telefonia e transmissão de dados instalados na infraestrutura compartilhada com a rede elétrica (Foto: Divulgação/ Copel)

Uma força-tarefa realizada na semana passada promoveu a organização e a regularização da fiação de telecomunicações instalada em 41 postes da região central de Umuarama. A ação reuniu equipes da Copel, da Prefeitura e de duas operadoras de telecomunicações e teve como objetivo reforçar a segurança da população e contribuir para a organização da infraestrutura urbana.

Os trabalhos foram realizados em diferentes pontos da cidade, incluindo a Avenida Flórida, a Avenida Arapongas e a Avenida Presidente Castelo Branco, além dos cruzamentos da Presidente Castelo Branco com as avenidas Getúlio Vargas e Tiradentes.

Durante a operação, foram identificadas situações relacionadas aos cabos de telecomunicações que precisavam de adequação. A atuação conjunta permitiu a realização dos ajustes na infraestrutura compartilhada entre a rede elétrica e os serviços de internet, telefonia e transmissão de dados.

Responsabilidade das empresas

A Copel reforça que a manutenção e a adequação dos cabos de internet e telefonia são responsabilidades das empresas de telecomunicações. A atividade é regulamentada por resoluções conjuntas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que estabelecem as regras para o compartilhamento dos postes entre os setores.

O gerente da Copel em Umuarama, Wagner Bonfim, destaca que a participação das empresas responsáveis pelos cabos é fundamental para o avanço do trabalho.

“É uma ação integrada que proporciona mais segurança. Cada vez mais essa união de esforços consegue atender as expectativas criadas para esses serviços e contamos, cada vez mais, com maior participação das operadoras de telecomunicações, já que os cabos são delas”, ressalta.

Novas regiões serão atendidas

A iniciativa terá continuidade. Umuarama foi dividida em sete regiões para organizar as próximas etapas de regularização da fiação.

A data de uma nova força-tarefa deverá ser definida nos próximos dias. A próxima operação deve atender outra parte da área central, além dos jardins Alvorada e Parque Cidade Jardim.

Segundo a agente de Relacionamento com o Poder Público da Copel em Umuarama, Karina Suenaga, uma nova reunião será realizada para estabelecer o cronograma das próximas ações.

“Vamos fazer uma nova reunião para definir os próximos passos e as datas das novas ações. Desde já, agradecemos o apoio da Prefeitura, das prestadoras de serviços e de todos os copelianos que atuaram no mutirão da semana passada. A mobilização foi bem-sucedida”, diz.

A expectativa é ampliar a participação das operadoras de telefonia e internet nas próximas etapas, permitindo que o trabalho avance de forma ordenada pelas regiões definidas.

Fios soltos podem ser comunicados

A Copel orienta os moradores a comunicarem situações envolvendo cabos de internet ou telefonia soltos que possam representar risco à população. Os casos podem ser informados à companhia pelo telefone 0800 51 00 116.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama, com informações da Copel

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp