Portal da Cidade Umuarama

UEM

Projeto de horticultura fortalece agricultores familiares em Umuarama

Projeto visa o fortalecimento da agricultura familiar por meio de técnicas aprimoradas de manejo

Publicado em 06/06/2018 às 01:10
Atualizado em

Plantas produzidas com o apoio do projeto são de ótima qualidade (Foto: UEM/DAG)

A partir do projeto de extensão Estudos Avanços em Horticultura, do Departamento de Agronomia (DAG) da Universidade Estadual de Maringá (UEM), entidades assistenciais de Umuarama têm sido beneficiadas com a doação de hortaliças cultivadas na Fazenda Experimental da universidade na Capital da Amizade.


A última colheita realizada por alunos, professores e coordenadores do projeto, é oriunda de plantas cultivadas para o Dia de Campo que ocorre nesta quinta-feira (7), a partir das 8h20, na própria Fazenda Experimental. O encontro abordará a importância da hortaliça folhosa na agricultura familiar.


Aliás, a proposta principal do projeto é justamente o fortalecimento da agricultura familiar. “Esperamos contribuir para o desenvolvimento econômico e social das pequenas propriedades que tem na horticultura sua principal fonte de renda, agregando medidas para elevar o nível de vida no meio rural”, comentou o engenheiro agrônomo Renan Rizzato Espessato, um dos técnicos responsáveis pelo projeto.


Importante ressaltar que a horticultura abrange o cultivo de hortaliças, flores, frutos, plantas medicinais, cogumelos e produção de mudas. “Capacitar os produtores de horticultura, por meio de cursos, palestras e assistência técnica faz parte do cronograma do projeto”, disse o engenheiro agrônomo. E, um pouco desta assistência poderá ser vista no Dia de Campo.


Quem visitar o Dia de Campo terá acesso a instruções sobre manejo das pragas, fungos, doenças e outros problemas que afligem as culturas do pequeno produtor, cultivo hidropônico, manejo nutricional e uso da compostagem. A entrada ao evento é gratuita.

Serviço:

Dia de Campo
Dia: 07 de junho
Local: Fazenda da UEM
Endereço: Estrada da Paca, s/n – Umuarama
Programação:
08h20: abertura   
08h40: palestra
09h: dinâmicas de campo

Fonte:

Deixe seu comentário