Portal da Cidade Umuarama

Agricultura

Produtores investem no cultivo de mamão em Umuarama e distritos

Dezesseis agricultores familiares da sede e distritos foram atendidos neste momento e vão investir na fruta com orientação técnica do município

Publicado em 06/12/2021 às 16:25

Dezesseis agricultores familiares da sede e distritos foram atendidos neste momento e vão investir na fruta (Foto: Assessoria)

O terceiro projeto de fruticultura voltado ao cultivo do mamão, realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Umuarama, foi lançado nesta sexta-feira (3) com a distribuição de 5 mil mudas produzidas a partir de sementes selecionadas. Dezesseis agricultores familiares da sede e distritos foram atendidos neste momento e vão investir na fruta com orientação técnica do município e também do Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) do Paraná, através do núcleo local.

Além de clima e solo favoráveis, a cultura tem ótimas perspectivas de mercado – já que cerca de 80% do mamão consumido na região de Umuarama provém de outros Estados. O prefeito em exercício Hermes Pimentel, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cleverson Carlos de Alvarenga, e o diretor de Agricultura e Pecuária, Murilo Alexandre Fernandes Teixeira, visitaram a propriedade do agricultor José Domingos, no distrito de Santa Eliza, para a entrega das mudas.

O agrônomo Márcio Rezende, da Secretaria de Agricultura, lembrou que o agricultor é parceiro do município na produção de mudas frutíferas. “Nós adquirimos sementes de alto padrão, da variedade Formosa, e fornecemos também as bandejas e o substrato. O seu José Domingues cuidou das mudas por 50 dias em uma estufa, na sua propriedade, e hoje estamos repassando aos demais produtores. Ele mesmo vai cultivar 300 mudas de mamão”, explicou.

Em nome do IDR, o gerente regional José Jaime de Lima disse que o Estado possuiu uma equipe técnica qualificada que pode levar conhecimento aos agricultores, através de visitas e orientações. Parabenizou o município pela iniciativa e se colocou à disposição para apoiar este e outros projetos. “Queremos fazer de Umuarama o polo do mamão no Paraná”, emendou. Acompanharam a visita, ainda, o secretário de Gabinete e Gestão Integrada, André Rodrigues dos Santos, agrônomos e produtores rurais.

Fonte:

Deixe seu comentário