Portal da Cidade Umuarama

aperfeiçoamento

Unimed Noroeste qualifica profissionais para a perspectiva ABA, em Umuarama

Profissionais da APAE, AMA e Secretaria de Saúde participaram do curso

Publicado em 21/10/2019 às 01:19

Curso foi ministrado pela professora Alice Almeida Chaves de Resende, Diretora do SEPE (Foto: Divulgação / Unimed)

A Unimed Noroeste do Paraná realizou o primeiro encontro do curso para qualificação de profissionais na perspectiva Applied Behavior Analysis (Análise do Comportamento Aplicada) (ABA), de 7 a 11 de outubro. Esta perspectiva é a que apresenta as maiores evidências de eficácia e consiste em avaliar e intervir, desenvolvendo repertórios do indivíduo nas diversas áreas do desenvolvimento: linguagem, socialização, autocuidado (comer, se vestir, tomar banho de forma independente), habilidades acadêmicas (leitura, escrita), entre outras.

A ABA é muito utilizada no atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O curso foi ministrado pela Professora Dra. Alice Almeida Chaves de Resende Diretora do SEPE – Suporte em Educação, Pesquisa e Ensino de São Paulo em parceria com a ASSERT – Autism, Support Services: Education, Reserch, and Training com realização da Unimed Noroeste do Paraná. 

Durante o curso os profissionais da APAE, e da Associação de Pais e Amigos do Autista de Umuarama (AMA), Secretaria Municipal de Saúde e da Unimed Noroeste do Paraná, puderam ampliar seu conhecimento técnico, através da qualificação.

O treinamento é uma iniciativa da Unimed Noroeste devido à relevância do assunto, à crescente demanda, assim como por entender que o saber deve ser compartilhado, além da promoção e conscientização do tratamento ao TEA – Transtorno do Espectro Autista.


Fonte:

Deixe seu comentário