Portal da Cidade Umuarama

Farmácia Regional

Umuarama vai entregar remédios em casa para pacientes acamados, anuncia prefeito

Serviço, vinculado às farmácias regionais, deve começar em até 40 dias, segundo Scanavaca

Publicado em 28/08/2026 às 16:50
Atualizado em

Novo serviço vai beneficiar pacientes acamados e com dificuldade de locomoção em Umuarama (Foto: Prefeitura de Umuarama)

A terceira Farmácia Municipal Regional de Umuarama foi inaugurada nesta sexta-feira (28), na avenida Guarani, 1971, no bairro Alto São Francisco. A unidade amplia o horário de atendimento à população, funcionando das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e reúne praticamente todos os medicamentos distribuídos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em um único ponto de retirada.

A nova farmácia atende prioritariamente usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Guarani, Primeiro de Maio, Jabuticabeiras e Jardim Lisboa, mas está disponível para moradores de toda a cidade. Com a inauguração, as farmácias locais dessas quatro UBSs deixam de funcionar, concentrando a dispensação de medicamentos na nova unidade regional.

Autoridades participam da entrega da unidade

A cerimônia contou com a presença do prefeito Fernando Scanavaca, da secretária municipal de Saúde, Lisbeth Scanavaca, do presidente da Câmara Municipal, Luiz Antonio Caviquioli, além de vereadores, secretários municipais, da vice-prefeita Márcia Bononi e da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sueli Sucupira, entre outras autoridades e lideranças locais.

Durante o evento, o prefeito anunciou um novo serviço vinculado ao programa de farmácias regionais: a entrega domiciliar de medicamentos para pacientes acamados. "Depois de mapearmos toda a cidade, vamos passar a entregar em casa os remédios dos acamados, dos pacientes que não podem sair das suas residências para ir até as farmácias. Os agentes devem iniciar a entrega nos próximos 40 dias", afirmou Scanavaca, destacando que a medida vai beneficiar moradores com dificuldade de locomoção.

Modelo de farmácias regionais é consolidado na cidade

O prefeito também comentou a repercussão do programa desde sua aprovação pelo Conselho Municipal de Saúde. "Quando o programa das farmácias regionais foi aprovado, alguns cidadãos não acreditavam no sucesso. Mas hoje está aí o resultado, a comunidade está sendo bem atendida e está satisfeita com as farmácias regionais, que atendem usuários de toda a cidade", declarou.

A secretária Lisbeth Scanavaca citou o desempenho da farmácia regional do Alto da Boa Vista, inaugurada uma semana antes, que já registra cerca de 200 atendimentos diários. "A população tem procurado bastante as farmácias, principalmente pelo horário de atendimento e também por concentrar todas as medicações num ponto só. Isso facilita bastante. Temos certeza que esta unidade também vai ser um sucesso", afirmou a secretária, que também adiantou a entrega de uma quarta unidade regional em breve.

A farmácia do Alto São Francisco é a terceira de um total de quatro unidades regionais planejadas para funcionar em pontos estratégicos da cidade, complementando o atendimento da Farmácia Central, que segue funcionando normalmente. Com a nova unidade, o modelo de farmácias regionais se consolida como estratégia da gestão municipal para ampliar o acesso da população a medicamentos, integrando esse avanço ao anúncio da entrega domiciliar para pacientes com mobilidade reduzida.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp