Portal da Cidade Umuarama

Saúde

Umuarama registra 139 casos de dengue durante a semana e já soma 1.209

As notificações de casos suspeitos já chegam a 2.436 – aumento de 176 em relação à semana anterior

Publicado em 25/06/2022 às 11:02

Das 18 unidades básicas de saúde da cidade, 16 regiões enfrentam surto de dengue (Foto: Assessoria)

Mais 139 casos de dengue foram confirmados nesta semana em Umuarama, elevando o total acumulado no período epidemiológico para 1.209 (desde agosto/2021). Há ainda 128 suspeitas em investigação, aguardando resultados de exames, e até agora 988 testes tiveram resultado negativo. As notificações de casos suspeitos já chegam a 2.436 – aumento de 176 em relação à semana anterior.

Já são 100 bairros, praças e logradouros com casos positivos da doença. Das 18 unidades básicas de saúde da cidade, 16 regiões enfrentam surto de dengue, bem como o distrito de Santa Eliza e o povoado Vila Nova Jerusalém. As UBS Bem-Estar e Parque Industrial, bem como o distrito de Lovat, estão em situação de alerta diante do aumento no número de casos.

Umuarama já registrou cinco casos de dengue com sinais de alarme, dois casos de dengue grave e duas mortes foram confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Entre as UBS, a situação mais crítica é do Centro de Saúde Escola, com 321 casos. Na unidade Panorama já são 180 casos e na Guarani/ Anchieta são 106, seguida pelo Posto Central (97) e Jardim Cruzeiro (89).

O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental informa que o município executa o segundo dos cinco ciclos de aplicação de inseticida contra o mosquito transmissor da dengue em veículos equipados com pulverizador de Ultra Baixo Volume (UBV) – o chamado ‘fumacê’. A estratégia, autorizada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), segue o manual de procedimentos determinado pelo Ministério da Saúde. Também continuam as visitas domiciliares, orientação à população e fiscalização de pontos estratégicos.


Fonte:

Deixe seu comentário