Portal da Cidade Umuarama

Coleta em alta

Salvando vidas: Umuarama é destaque estadual na captação de leite materno

Estratégia do Posto de Coleta para driblar a pandemia e manter as doações foi reforçar a comunicação com as doadoras

Publicado em 09/07/2020 às 02:49
Atualizado em

Toda mulher que amamenta e está em boas condições de saúde pode doar leite materno (Foto: Daniel Oliveira)

O Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Norospar de Umuarama foi parabenizado pela Comissão Estadual de Bancos de Leite, em reunião realizada nesta quarta-feira (8), por videoconferência, com todas as unidades do Paraná.

Umuarama é destaque em produtividade, com 45 litros de leite captados no mês de junho, cerca de 50% acima da média nacional no período.

Além de ser inverno, época que normalmente as doações diminuem, também há o impacto com a pandemia do novo coronavírus, que afetou a maioria dos Bancos e Postos de Coleta de Leite Humano.

A estratégia da equipe do Posto de Coleta da Norospar para driblar a crise e manter o número de doações em alta foi reforçar a comunicação com as doadoras utilizando a tecnologia.

Um grupo foi criado na internet, via aplicativo de mensagens de celular e a parceria com o Corpo de Bombeiros, que entrega os kits para coleta e busca o leite coletado na casa das doadoras, foi ampliada. As doadoras não precisam mais ir ao Posto de Coleta para fazer sua doação.

O trabalho de conscientização sobre a doação de leite humano começa logo após o parto, com a orientação das mamães que dão à luz na Maternidade Norospar. Atualmente mais de 40 mulheres são doadoras ativas.

“Através do aplicativo de mensagens, incentivamos, agendamos as doações e também prestamos todas as orientações sobre a coleta e armazenamento do leite”, explica a fonoaudióloga Daiane Augusto Caetano Ribeiro, que é responsável pelo Posto de Coleta. Segundo ela, uma vez por semana, uma equipe do Corpo de Bombeiros recolhe as doações na casa das mamães.

O Paraná conta com 13 bancos de leite humano (onde é feita coleta e pasteurização) e 18 postos de coleta – onde o leite é apenas captado e enviado para pasteurização ao banco de leite mais próximo. O leite coletado em Umuarama e região é pasteurizado no Banco de Leite de Cascavel.

Seja doadora

Toda mulher que amamenta e está em boas condições de saúde pode doar leite materno. Para se cadastrar basta enviar uma mensagem ao Whats-App do Posto de Coleta de Leite Humano da Norospar: (44) 99118-9334.

Fonte:

Deixe seu comentário