Portal da Cidade Umuarama

Saúde tranquiliza população sobre surto de meningite em Umuarama

Publicado em 17/05/2017 às 23:10

Umuarama – Nesta semana a população de Umuarama está em alerta com relação a um possível surto de meningite que teria surgido no município e que pode se alastrar, colocando também a região metropolitana em perigo. Importante ressaltar que a meningite é a inflamação das meninges - membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus, bactérias, fungos e protozoários.

O Portal da Cidade Umuarama conversou com a coordenadora da Vigilância Municipal Epidemiológica, Andreia Fernanda da Silva, sobre a situação da cidade. Fernanda disse que primeiro é preciso esclarecer que a meningite que está em evidência na imprensa é a bacteriana e que não há surto dessa doença, ao menos em nossa cidade, há no momento uma pessoa internada com suspeita. “Exames preliminares realizados nessa pessoa em laboratório local apontam que é uma meningite bacteriana, mas é preciso aguardar o resultado de exame do laboratório do Estado [Lacen] para confirmar a doenças”, explicou a coordenador.

Se confirmado o caso, ele será o primeiro do ano, de acordo com a Vigilância Municipal Epidemiológica. Até o momento, foram registrados 44 notificações na região de Umuarama. “Quando há suspeitas da doença os hospitais nos informam, como as unidades médicas locais atendem um público de outras cidades, nem todos os registros pertencem a Umuarama”, disse Fernanda. Apenas 16 notificações são do município, sendo que 10 já foram descartados pelo Laboratório Central do Paraná e o restante aguarda conclusão dos exames.

Meningite viral e bacteriana

A meningite viral é mais leve e transitória, o problema costuma se resolver em uma ou duas semanas. Já a bacteriana é mais grave, geralmente necessita de internação, pois há risco de comprometimento do cérebro. Dependendo do agente, a doença tem taxa de mortalidade entre 10% e 20%. Mas a coordenadora tranquiliza a população, informando que todas as medidas sanitárias foram tomadas, inclusive nos ambientes de convívio do único paciente internado e com suspeita de estar com a meningite, o que pode levar a uma preocupação das pessoas, mas se trata apenas de medida preventiva.

Prevenção

Entre as medidas para evitar a meningite estão: evitar aglomerações, manter os ambientes o mais ventilados possível e ter atenção com a higiene, principalmente durante o inverno, pois a transmissão é por via respiratória (tosse e espirros). A bactéria pneumococo, por exemplo, se aloja entre o nariz e a garganta. 

Outra maneira de prevenir a meningite é por meio da vacinação, que protege o organismo de agentes como o pneumococo, o meningococo e o hemófilus. Estão disponíveis vacinas para crianças de 2 a 24 meses que imunizam o organismo contra meningite bacteriana, pneumonia bacterêmica e otite média aguda, ambas causadas pela bactéria pneumococo.

Fonte:

Deixe seu comentário