Portal da Cidade Umuarama

Prevenção

Saúde intensifica vacinação contra febre amarela e sarampo em Umuarama

O objetivo dessas ações é aumentar a cobertura vacinal do município e proteger a população contra as doenças imunopreveníveis

Publicado em 02/08/2019 às 02:40

Para estar protegido contra a febre amarela a pessoa deve comprovar pelo menos uma dose da vacina, que está na rotina da criança aos 9 meses de vida (Foto: Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a vacinação contra febre amarela e demais vacinas que compõem o calendário vacinal. Uma ampla programação foi preparada pelas unidades de saúde e será iniciada neste domingo (04) estendendo-se até o final de agosto.

O objetivo dessas ações é aumentar a cobertura vacinal do município e proteger a população contra as doenças imunopreveníveis, uma vez que algumas delas que estavam controladas e até erradicadas tem reaparecido – como da febre amarela, que conta com casos recentes em municípios do Paraná, e já registra uma morte.

No caso do sarampo ainda não há registro no Paraná, porém o vizinho Estado de São Paulo tem vários casos. “Para essa doença extremamente contagiosa, a única forma de prevenção é a vacina. Por isso, é importante que a cobertura vacinal do nosso município esteja acima de 95%”, alerta a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini.

Para estar protegido contra a febre amarela a pessoa deve comprovar pelo menos uma dose da vacina, que está na rotina da criança aos 9 meses de vida. Contra o Sarampo, a vacina é a Tríplice viral, que a criança vai receber aos 12 meses e depois um reforço aos 15 meses, com a tetra viral. Adultos até 29 anos devem comprovar duas doses da tríplice viral e dos 30 a 49 anos mais uma dose da vacina, enquanto profissionais de saúde devem ter duas doses.

Ações

A primeira Unidade Básica de Saúde com atividades é o Posto de Saúde Central, que terá vacinação neste domingo (4) das 7h30 as 11h30. A unidade fica na esquina da Avenida Rio Grande do Norte com a rua Pinguim, na Zona 6. A equipe da UBS também vacinará a população na Catedral do Divino Espírito Santo, no dia 18, após a missa das 10h30. 

A equipe da UBS Ouro Branco fará uma vacinação às 9h do sábado, 10, na Indústria de Sorvetes Guri (rodovia PR-489), próximo à entrada do Conjunto Sonho Meu, e também no dia 24, na unidade de saúde, das 7h às 11h. Em todas as segundas-feiras de agosto, a UBS Ouro Branco estará aberta para vacinação das 17h às 19h. O endereço é Rua Ametista, esquina com rua Esmeralda. 

A vacinação também estará disponível todas as quartas-feiras de agosto, das 17h às 19h, na UBS do Parque Vitória Régia (Avenida Júlio César Jarros, s/n). 

A equipe do Centro de Saúde Escola realizará vacinações contra febre amarela e sarampo no Big Planalto, das 9h às 17h do dia 12 e no Hipermercado Planalto, dia 19. 

A UBS Guarani/Anchieta disponibilizará a vacina no Planalto da Praça Anchieta, nos dias 14 (das 16 às 20h) e 17 (das 8h às 12). Na sede da unidade de saúde (Avenida Vitória, 4564) a vacinação ocorrerá no dia 22, das 17h às 21h, e no dia 24 será das 17h às 21h no Supermercado Paratti. 

Já a equipe da UBS San Remo fará duas vacinações na Indústria de Alimentos Zaeli, dias 20 e 21, nos três turnos de trabalho. 

Por fim, a UBS do Conjunto Sonho Meu (Avenida José de Alencar) vai disponibilizar a vacina ao público em quatro oportunidades – no dia 6, das 17h às 19h; no dia 10, das 8h às 12h; no dia 13 a vacinação será das 17h às 19h; e no dia 24, das 14h às 17h.

Fonte:

Deixe seu comentário