Portal da Cidade Umuarama

Influenza

Reta final da vacinação contra a gripe em Umuarama conta até com "drive-thru"

O Ministério da Saúde informa que a campanha foi prorrogada por não ter atingido a meta em todo o Brasil

Publicado em 22/07/2020 às 21:37
Atualizado em

Uma das ações aconteceu na Feira do Produtor desta quarta-feira (22), ao lado do Estádio Municipal Lúcio Pipino (Foto: Prefeitura Municipal de Umuarama)

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe está chegando ao final – o prazo estabelecido pelo Ministério da Saúde é 30 de junho – e a Secretaria Municipal de Saúde planejou algumas ações para atender a população de Umuarama que ainda não se vacinou, independente de pertencer aos grupos prioritários.

Uma das ações aconteceu na Feira do Produtor desta quarta-feira (22), ao lado do Estádio Municipal Lúcio Pipino (na Avenida Dr. Ângelo Moreira da Fonseca). Uma equipe do setor de Atenção Primária se deslocou até a feira para abordar consumidores e oferecer a dose para quem ainda não havia recebido a imunização.

Outra ação prevista é um "drive-thru" de vacina da Prefeitura, na rua entre o Centro Cultural Vera Schubert e o Paço Municipal, nesta quinta-feira (23) – com o apoio da Guarda Municipal para a organização e controle do trânsito. “A partir das 8h30 da manhã vamos abordar pessoas que caminham pela calçada no horário comercial e também veículos que transitarem pela via pública. A equipe oferecerá a vacina da gripe para aqueles que ainda não foram imunizados”, disse o diretor de Atenção Primária em Saúde, Elizeu Ampessan.

O Ministério da Saúde informa que a campanha foi prorrogada por não ter atingido a meta em todo o País. A última fase teve início em 11 de maio, com prioridade para pessoas com deficiência, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, professores e pessoas de 55 a 59 anos de idade. A meta é vacinar 90% dos grupos prioritários.

Em todo o País foram distribuídos mais de 80 milhões de doses da vacina para garantir a imunização do público-alvo da campanha. O Governo Federal investiu R$ 1,1 bilhão na aquisição das doses para as três fases. A vacina contra influenza não tem eficácia contra o coronavírus, porém auxilia os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a covid-19, já que os sintomas são parecidos, e ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário