Portal da Cidade Umuarama

TEA

Palestra no Centro Cultural Vera Schubert aborda inclusão da pessoa com autismo

Umuarama conta atualmente com cerca de 130 crianças autistas em idade escolar, matriculadas em escolas e centros de educação infantil

Publicado em 09/08/2022 às 16:35

A palestra acontece no Cultural Vera Schubert e é destinada aos pais e cuidadores de pessoas com TEA (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social, a Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental (LAPSM) da Universidade Paranaense (Unipar) realizará em setembro a palestra “Autismo: Plantando sementinhas de amor e criatividade”, que será ministrada pela doutora Leslye Santori Iria, médica pediatra atuante em Umuarama, especializada no diagnóstico e tratamento do autismo.

O Transtorno de Espectro Autista (TEA) acomete centenas de pessoas em Umuarama. Não há uma estatística oficial sobre os casos, mas apenas a rede municipal de ensino conta com cerca de 130 crianças em idade escolar nesta condição, matriculadas em escolas e centros de educação infantil – os CMEIs. Há atendimento ainda na Escola Especial Nice Braga, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na entidade AMA – Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região.

A palestra é destinada aos pais e cuidadores de pessoas com TEA e também a representantes de entidades de saúde e educação ligadas ao atendimento. “A população em geral também pode participar, pois o assunto é de grande importância para todos. Nós cedemos o espaço para a realização da palestra, que será no teatro do Centro Cultural Vera Schubert, e também convidamos os profissionais da rede de entidades socioassistenciais e servidores da pasta”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

O evento tem como objetivo a conscientização dos profissionais de saúde, educação e toda comunidade sobre o Transtorno do Espectro Autista, assim como a inclusão de seus portadores nos cenários cotidianos. A palestra será dia 14/09, às 20h, no Centro Cultural Vera Schubert e a participação é aberta a todos.

Fonte:

Deixe seu comentário