Portal da Cidade Umuarama

Boletim

Número de pessoas com suspeita de covid-19 cai mais de 50% em Umuarama

Há mais de 20 dias município vinha mantendo média diária de 21 casos, atualmente são apenas nove

Publicado em 25/03/2024 às 13:13
Atualizado em

Não há nenhuma pessoa de Umuarama internada para tratamento da doença (Foto: Portal da Cidade Umuarama/Eduardo Sebim)

Trazendo dados acumulados no final de semana, o Boletim Covid desta segunda-feira (25) informa que sete novos casos foram confirmados (três mulheres, quatro homens e nenhuma criança) e agora o total de positivados no mês chegou a 492 – o que dá uma média de 20 casos por dia. Desde janeiro até agora (são 85 dias), 1.024 pessoas foram diagnosticadas com a doença.

O número de casos suspeitos caiu mais de 50% conforme o informativo emitido diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde. “Desde o início de março o número de pessoas que têm sintomas de covid, mas que aguardam pelos resultados dos exames, vinha mantendo uma média diária de 21 casos, porém agora são nove pessoas”, comenta o secretário Edson dos Santos Souza.

Já o número de pessoas em isolamento domiciliar ainda é grande: são 323 casos, sendo 314 ativos (quando já houve a confirmação) e mais os nove suspeitos. Não há nenhuma pessoa de Umuarama internada para tratamento da doença, nem em UTI e nem em enfermarias, nos hospitais credenciados ao SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade.

Uopeccan por 16 dias conseguiu se recuperar e obteve a alta médica. “Por outro lado, existem hoje 322 pessoas em isolamento domiciliar, sendo 284 casos ativos (aqueles já confirmados) e outros 38 casos suspeitos (quando o paciente aguarda pelos resultados dos exames). É um número alto e, além disso, a procura pela vacina nas unidades de saúde é baixa”, comenta o secretário Edson dos Santos Souza.

Ele acrescenta que completar o esquema vacinal é fundamental para garantir que, caso a pessoa seja contaminada, os sintomas chegam bem mais leves. “Todas as unidades de saúde têm todas as doses do imunizante para todos os grupos (idosos, adultos, crianças).

O número de pessoas de Umuarama diagnosticadas com coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020, é de 44.371, sendo que, deste total, 43.785 se recuperaram. Neste período de 48 meses, foram oficialmente confirmados 361 óbitos.

Fonte:

Deixe seu comentário