Portal da Cidade Umuarama

Umuarama

Moradores relatam demora, falta de informação e distanciamento na ‘Tenda Covid’

Com suspeita de covid-19, a estudante universitária Patrícia Gallé fez um panorama do atendimento e o classificou como um “caos”

Publicado em 18/01/2022 às 17:20
Atualizado em

Nesta terça-feira (17), as queixas foram mais acentuadas, tensas, trazendo até narrativas de discussões entre servidores e pacientes (Foto: Eduardo Sebim/Portal da Cidade Umuarama)

Desde a última semana, o Portal da Cidade Umuarama tem recebido relatos de moradores indicando demora, filas, falta de informação, de distanciamento e preferência para idosos e grávidas no Ambulatório de Síndromes Gripais de Umuarama, também chamado de “Tenda Covid”.

E, nesta terça-feira (17), as queixas foram mais acentuadas, tensas, trazendo até narrativas de discussões entre servidores e pacientes. Com suspeita de covid-19, a estudante universitária Patrícia Gallé fez um panorama do atendimento e o classificou como um “caos”.

Entre os fatos negativos, ela destacou a demora no serviço, que para alguns pacientes foi de até sete horas. O mesmo problema foi apontado por outros pacientes que não quiseram se identificar à reportagem, que esteve no local. “A fila para quem já está positivado e com exame e de quem vai ser atendida é a mesma, não há distanciamento, ninguém para orientar”, destacou a estudante.

Moradores reclamam de demora, filas, falta de informação, de distanciamento e preferência para idosos e grávidas

Ela disse que foi reclamar, porém, servidores teriam dito que não tem o que ser feito. “Como não tem o que fazer? Se a demanda é grande, eles deveriam providenciar mais servidores para agilizar a triagem, o atendimento. É gente passando mal para todo lado, reclamando, falta informação”, desabafou a estudante.

Assim como a própria estudante, outros pacientes que procuraram atendimento no Ambulatório de Síndromes Gripais, descreveram que não está sendo respeitado o direito preferencial de atendimento. “Nem idoso tem preferência, até gestante fica na fila e não tem preferência”, comentou Patrícia, que fez o registro do fato em imagem.

A Prefeitura informou que não existe um tempo médio para o atendimento à população na “Tenda Covid”, já que a demanda pode ocasionar demora ou agilidade do serviço, mas que com a ampliação da equipe, reforçada com enfermeiros e médicos, o atendimento estaria melhorando.


Fonte:

Deixe seu comentário