Portal da Cidade Umuarama

BOLETIM MÉDICO

Menino vítima de afogamento continua em observação na UTI, informa assessoria

Nesta quarta-feira (22), às 9h, teve início um protocolo para diagnóstico de morte encefálica

Publicado em 22/08/2018 às 07:02
Atualizado em

A criança de três anos que está internada depois de sofrer afogamento (Foto: Portal da Cidade Umuarama )

A assessoria comunicação da Associação Beneficente São Francisco de Assis (Hospital Cemil) comunicou às 8h30 desta quarta-feira (22), que de acordo com o boletim médico, a criança de três anos que está internada depois de sofrer afogamento, está viva e sob cuidados da equipe da UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

Morte encefálica

Nesta terça-feira (21), a gerente de enfermagem, Mayara Piassa, comunicou que o estado de saúde do menino nas últimas horas havia se agravado. Ele teve mais paradas cardiorrespiratórias. O menino passou por avaliações de vários neurologistas que confirmaram que o menino está com uma grande lesão no cérebro. 

“Amanhã, quarta-feira (22), às 9h, pretendemos iniciar o protocolo para diagnóstico de morte encefálica. Como o menino teve essa lesão muito grande no cérebro precisamos fazer esse diagnóstico para saber qual a situação em que ele se encontra. Como ele esta sendo medicado e segue entubado, temos que fazer a avaliação e descobrir se ele teve morte encefálica. São dois exames físicos e um exame complementar, seguindo uma determinação do Ministério da Saúde” explicou a enfermeira.

O afogamento

A criança foi resgatado pelo Samu após se afogar na piscina de uma chácara onde o pai trabalhava. O incidente foi registrado por volta das 13h10 dessa segunda-feira (20), em Umuarama.

De acordo com informações obtidas no hospital, acredita-se que a criança ficou por cerca de 10 minutos no fundo da piscina. Foi o próprio pai que iniciou o socorro realizando respiração boca a boca.

Depois o pai avisou o Corpo de Bombeiros e se encaminhou para a cidade, onde na avenida Parigot de Souza o seu veículo foi abordado por uma equipe do Samu, que imediatamente transferiu o menino para a ambulância e em seguida para o PA. 

Um equipe avançada do Samu, juntamente com o Corpo de Bombeiros, apoiaram o atendimento e após 40 minutos de manobras de ressuscitação, a criança foi entubada e levada para o Hospital Cemil. Segundo o médico Daniel Fritchy, a criança foi estabilizada, porém o seu estado já era considerado grave naquele momento.

Fonte:

Deixe seu comentário