Umuarama 71 anos
Dia da Saúde mobiliza população e amplia atendimentos preventivos em Umuarama
A ação teve como proposta aproximar os serviços da população e reforçar a prevenção, concentrando diversos atendimentos gratuitos em um mesmo espaço
Publicado em
22/06/2026 às 15:12
Atualizado em
Dentro da programação em comemoração aos 71 anos de Umuarama, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no sábado (20) o Dia da Saúde, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). A ação teve como proposta aproximar os serviços de saúde da população e reforçar a importância da prevenção, concentrando diversos atendimentos gratuitos em um mesmo espaço.
Segundo a secretária de Saúde, Lisbeth Scanavaca, que acompanhou toda a atividade, mais de 200 pessoas passaram pelo local entre 8h e 12h. Além do movimento registrado na área externa do CEM, a unidade também contou com atendimentos especializados realizados em seu interior.
Entre os serviços disponibilizados estiveram a coleta de exame citopatológico (preventivo), solicitações de mamografia, avaliações dermatológicas feitas pelo especialista Dr. Álvaro de Barros e atendimentos oftalmológicos em parceria com o Hospital de Olhos de Umuarama. Também foram ofertados testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, realizados pela equipe do Ambulatório de Infectologia do município.
A enfermeira Débora Batista, uma das organizadoras do evento, ressaltou a adesão da comunidade e a relevância da ação para o fortalecimento da prevenção em saúde. “O objetivo foi justamente divulgar a prevenção em saúde e levar os atendimentos para mais perto da população. Tivemos uma participação muito positiva e conseguimos oferecer diversos serviços que contribuem para o diagnóstico precoce e a promoção da saúde”, afirmou.
A programação contou ainda com a participação de parceiros importantes, como o curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Professora Ilda Kamal, responsável por ações de aferição de pressão arterial e testes de glicemia. “Também participaram acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unipar, que desenvolveram atividades educativas e orientações ao público na área externa do CEM”, agradeceu a coordenadora da Atenção Primária em Saúde, Valverléia Inês de Andrade Silva.
A Vigilância Ambiental também integrou a ação, promovendo orientações sobre prevenção de doenças e cuidados com a saúde. Já o Hospital de Olhos de Umuarama colaborou com atendimentos oftalmológicos à população.
O prefeito Fernando Scanavaca acompanhou a programação ao lado da secretária Lisbeth e destacou a organização do evento, além da grande participação da comunidade. A iniciativa também contou com apoio da imprensa, que realizou cobertura especial das atividades.
“O Dia da Saúde promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Atenção Primária à Saúde reforça o compromisso da administração municipal com a promoção da qualidade de vida e a ampliação do acesso aos serviços de saúde preventiva para a população umuaramense”, afirmou o prefeito Fernando Scanavaca.
Fonte: Portal da Cidade Umuarama
Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp
Participe do canal do Portal da Cidade no Telegram
Notícias relacionadas
Livro de receitas incentiva alimentação saudável e aproveitamento integral dos alimentos
23/06/2026 às 14:36
TCE-PR determina que Umuarama realize concurso público para médicos em até seis meses
22/06/2026 às 11:51
Com onda de frio pela frente, importância da vacinação contra a gripe é reforçada
20/06/2026 às 14:46
Profissionais de saúde da região de Umuarama terão treinamento focado em parto seguro
19/06/2026 às 16:09
Feira da Saúde acontece em Umuarama com serviços gratuitos à população
19/06/2026 às 10:59
Ratinho Junior e Cisa-Amerios inauguram ampliação de R$ 10 milhões na sede de Umuarama
18/06/2026 às 18:12