Portal da Cidade Umuarama

Seminário

Profissionais de saúde da região de Umuarama terão treinamento focado em parto seguro

Promovido pela SESA, evento gratuito abordará mortalidade materna, pré-natal odontológico e gerenciamento de riscos hospitalares

Publicado em 19/06/2026 às 16:09

Evento destinado a médicos, enfermeiros e gestores acontece no dia 24 de junho no auditório da UniALFA (Foto: Alessandro Vieira/SESA-PR)

Com o objetivo de fortalecer as práticas de assistência e reduzir riscos na rede pública de saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA), em parceria com a Escola de Gestão do Paraná (EGP), realiza no próximo dia 24 de junho o seminário "Segurança do Paciente na Linha Materno Infantil". O encontro acontecerá no Auditório Prof. Luiz Carlos Rodrigues, na UniALFA Faculdade, em Umuarama, com atividades programadas das 8h às 17h.

Voltada exclusivamente para profissionais e gestores da saúde, a capacitação adotará o formato híbrido (com interações presenciais e transmissão online) e disponibilizará 300 vagas no total. A iniciativa faz parte do programa de modernização do serviço público do Estado do Paraná, focado em alinhar o atendimento direto ao cidadão às diretrizes estratégicas de segurança assistencial e humanização.

Conteúdo programático e eixos temáticos

O conteúdo do seminário foi estruturado para abordar temas críticos que impactam diretamente a melhoria dos indicadores de saúde do estado. Ao longo das 8 horas de atividades teóricas e análises de casos clínicos práticos, serão discutidos os seguintes eixos:

  • Gerenciamento de riscos hospitalares e ambulatoriais;
  • Análise detalhada do impacto dos dados de mortalidade materna e infantil;
  • Protocolos internacionais de parto seguro e monitoramento pelo sistema near miss;
  • Atendimento odontológico seguro durante o período pré-natal;
  • Prevenção e notificação de eventos adversos em campanhas de imunização;
  • O impacto e os desafios da judicialização da saúde nas instituições públicas.

Corpo docente confirmado

Para conduzir os debates e painéis, o evento reunirá uma equipe multidisciplinar composta por especialistas renomados de diferentes áreas da saúde pública: Ana Lídia Lagner, Áurea Mia Shumamura Tanaka, Dr. Marcos Takimura, Muriel Regina Vrecchi, Gláucia Osis Gonçalves, Dra. Karina Straito Vieira Menegassi, Sueli Schneider Lemhckulh, Luciane Friedrich Tomitão e Dr. Caio di Rienzo.

Como realizar a inscrição

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas previamente por meio do portal oficial de capacitações do Estado. Os interessados em garantir uma vaga (seja para a modalidade presencial ou para o acompanhamento remoto) devem acessar o link de cadastro do sistema da Escola de Gestão.

Fonte: Portal da Cidade Umuarama

Empresas mencionadas nesta notícia

Participe do grupo do Portal da Cidade no WhatsApp