Portal da Cidade Umuarama

Saúde

“Dia D” do Agosto Azul terá ações neste sábado em Umuarama

Campanha promoverá uma série de exames médicos, orientações e atendimentos das 8h às 12h, no CEM

Publicado em 23/08/2019 às 02:48

Os serviços que serão disponibilizados neste sábado (24) à população masculina são gratuitos (Foto: Ilustrativa)

No mês dedicado à saúde do homem, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu uma série de parceiros para oferecer neste sábado (24) “Dia D” da Campanha Agosto Azul, uma série de exames médicos, orientações e atendimentos das 8h às 12h, no Centro de Especialidades Médicas (CEM). O foco é o público masculino.

“Estamos oferecendo diversos atendimentos e conscientização aos homens sobre a importância da saúde preventiva, de antecipar os problemas e evitar complicações, que se tornam frequentes com o avanço da idade”, explicou a coordenadora de ESF nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Secretaria de Saúde, Simony Rodrigues Bernadelli. O CEM fica na Avenida Rio Branco, ao lado do Pronto Atendimento Municipal. É recomendado levar documentos pessoais e a carteirinha do SUS.

Como o mês concentra várias campanhas (incentivo à amamentação, combate à violência contra a mulher e o ‘não passe sufoco’, entre outras), que envolvem as equipes das unidades de saúde, a coordenação do Agosto Azul decidiu centralizar as ações neste “Dia D” e realizar outros atendimentos nas UBS durante o Novembro Azul – mês nacional da saúde do homem.

“Como em eventos anteriores, teremos avaliações bucais, coletas de sangue para PSA, análises de pele, avaliações de risco cardíaco, orientações nutricionais, testes de glicemia e aferição de pressão arterial, atualização da carteira vacinal, massagem, corte de barba e cabelo, orientações sobre tabaco, álcool, drogas e doenças sexualmente transmissíveis”, lembrou o diretor de Atenção Primária em Saúde e Serviços Odontológicos, Elizeu Ampessam.

O prefeito Celso Pozzobom costuma acompanhar as atividades e estimula os homens a comparecerem. “É importante ver os homens preocupados com a sua saúde e, melhor ainda, atentos à prevenção”, comentou. A secretária da Saúde, Cecília Cividini, reforça o convite: “Queremos uma grande participação no ‘Dia D’. Aproveite os serviços gratuitos e o atendimento. Identificar problemas com antecedência e iniciar o tratamento de forma precoce aumenta as chances de cura e de uma vida normal”, finalizou.

Parceiros

A preparação do “Dia D” contou com representantes dos hospitais Cemil, Norospar, Nossa Senhora Aparecida e Uopeccan, 12ª Regional de Saúde, Sesc, Senac, Samu, Rotary Club, Laboratório São Francisco de Análises Clínicas e Universidade Paranaense (cursos de Medicina, Nutrição, Enfermagem, Odontologia, Psicologia, e Estética e Cosmetologia), além de uma ampla equipe da Secretaria Municipal de Saúde.

Fonte:

Deixe seu comentário